Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Euro2004, também fui

gatsby
15-06-2004, 17:59
Portugal é um país diferente.
Após a Expo98 e a lindeza que é a Ponte Vasco da Gama e o Centro Cultural de Belém, apesar de tudo o que de mal pensamos de nós, até que temos orgulho de fazer parte desse mundo dos eventos que sempre foram... lá fora.
Aqui entra o Euro 2004.
Discutir se sim ou não, é muito tarde.
Discutir se 2 ou 4 ou 6 ou 10 ou até mqis estádios... é muito tarde.
Estar lá, no momento em que ele acontece, isso sim é bom...

E assim, lá eu vou contar a minha aventura no Euro.

A minha aventura no Euro começa no Algarve, onde me encontrava a passada quinta feirae sexta-feira, absolutamente rodeado e submergido de ingleses tatuados nos sítios mais 'visiveis' e mais incriveis, com um absoluto horror ao cabelo (todos rapados e escanhoados, até brilhava...) e com uma sede de festa e de sangria e cerveja, que era de sorrir e manter alguma distancia. Primeira ilação: por cada 10 'machos' prà aì 2 femêas e a idade média acima dos 30 anos. Ah, elas não esytão carecas, só tatuadas...

Mas era já notório que o Euro Português é mais suave, mais alegre, e não notei qualquer problema, a não ser realmente aquelas bocarras beberem sangria 'de embute' pela caneca, como se a mesma fosse um copito pequeninito.
Também é suave o português que põe a bandeirita pequenita face às monstras bandeiras inglesas, holandesas, russas, alemãs (muito poucos, onde andarão estes?), etc. e que se viam em tudo quanto era sítio.
Já sei que pensam que... claro, são os que veem ver a bola e normais são os símbolos na tribo do futebol; tal é absolutamente correcto, mas então não usem bandeirinhas por favor, ou são portugueses e colocam um enorme lençol de orgulho pátrio ou o lencito da fundação figo fica mal, digo eu...
ou somos ou não, ter vergonha é que não.

bem, voltemos aos carecas destes países: simpáticos, ordeiros (tanto quanto o pode ser um grupo meio ébrio e galhofeiro), e principalmente com uma coisa muito interessante que nós nunca mais aprendemos a explorar - o seu respeito pela simpatia do português e o seu agrado pela bonomia do português. Não é subserviência que nós temos: somos simpáticos, prestáveis e 'uns tipos porreiros' e isso é melhor e mais eficaz que centenas de polícias.

é bonito de ver a minha terra assim, por pouco tempo... que se fosse muito ficava tudo doido...

e o euro começou assim, longe do Dragão.
o Dragão? Ah, isso são outras histórias...

Mohandas
15-06-2004, 18:47
Vá lá. Safaste-te da batalha campal... :D

jleandro
15-06-2004, 19:20
pois é, parece que a noite passada lá para Albufeira as coisas já não correram tão bem.

são imprevisíveis estas "turbas" que acompanham o futebol.

gatsby
15-06-2004, 19:26
é, e é uma pena.
mas não devemos olhar para 30 ou 40 e fazermos dele o exemplo dos muitos milhares que cá estão.
o porto e arredores é de um colorido lindo.
e até ao momento os problemas são mínimos.
e isso deve ser enaltecido e 'ver' porque assim é.
e não - por favor não - de novo só olhar para o mal e esquecer todo o bem.
para quem vir as imagens, a sujeita do carro tem garra, hehe.
espero que não se tenha ferido com gravidade.

gatsby
15-06-2004, 19:31
bem, no sábado pelo ínicio da tarde la resolvi arrancar para o dragão.
devo dizer que já ía 'bem foleiro' já que me tinha saído no sorteio (???) um lugar na fila 2, que acabou por ser a fila 1 do estádio. Mas enfim, lá chegaremos.
A viagem foi rápida, também vivo perto apesar do lado diferente do rio.
Para estacionar é que foi o bom e o bonito, já que muitas ruas estavam fechadas, levando a um enorme e alegre caos, alegre porque ainda era cedo, senão podia te sido aborrecido.
Acabei por estacionar perto do estádio, e lá marchei com muitos, muitos outros para o 'altar pátrio' do dia.
No caminho compra-se um cachecol oficial da federação. Porque falo nisto? porque o raio do cahecol tem um etiqueta numerada, porque a etiqueta tem holograma, e o dito cujo cachecol não sobreviveu a meia hora de uso, era fios por todo o lado, uma enooooooorme tristeza.
Bem, entrada no estádio sem problemas, era ainda cedo, os policias teem vergonha de apalpar o ppl., hehe, uma cena cheia de bocas, portugueses com certeza.

sendo do primeiro terço a entrar, ainda vi o azul lindo daquele estádio.

talvez pelas 15h45m entra pela primeira vez a equipa grega. foi uma alegria imensa para as duas claques gregas: uma mesmo ao meu lado direito (a que estava na superior) e a outra no meu lado esquerdo (a que estava na tribuna), resultado: tive grego em stéreo.

no meio da claque grega está o 'emplastro', só ele para aquelas coisas... o homem é mesmo tolo de todo.

primeira diferença entre as esquipas e as claques: a equipa grega veio confraternoizar e conversar e fazer uns disparates divertidos com os seus adeptos...

gatsby
15-06-2004, 21:09
e o recinto fica bonito de se ver.
absolutamente cheio, as cores nacionais inundavam tudo menos as duas ilhas azuis/brancas.
e como essa ilhas gritavam e festejavam...
a selecção portuguesa entrou, treinou e foi-se embora. Na realidade não aqueceu na baliza do meu lado e por isso não sei se houve alguma alegria, mas não se sentiu na gritaria que de lá vinha.
apenas que se festejavam as defesas de ricardo no aquecimento, foi bem tratado este jogador pelos portugueses presentes.

e depois foi o espectaculo de abertura.
pereceu-me bom, com tempo certo e sem devaneios, como deve ser uma coisa destas.
apenas fiqcpou-me a ideia de já ter visto algo parecido em barcelona 1992, se a memória não me falha, mas também não é importante. E como eu estava à altura dos panos, bem quase nada vi...

e depois veio o hino grego, respeitosamente ouvido e a seguir veio o nosso.

e foi algo que merece ser vivido uma vez.
foi bonito, foi sentido, foi forte, foi tremendo.
acho que não mais sentirei o orgulho que senti naquele momento.
e podem ter a certeza que havia muitas lágrimas no fim.
foi o momento deste dia.
este hino.
somos irmãos.

e logo, logo, começou o jogo.
sobre este não vou falar já que vcs. viram melhor que eu que estava quase ao nivel da relva.
apenas gritei (o que não é pouco) e vi uma grupo azul grego dilerar, e funcionar em pleno.
uma claque de primeira que nunca calou, muito bem organizada.
foram imensos e calaram uma enorme multidão portuguesa.

alguns momentos que retive:
- scolari foi assobiado no inicio, ao ser anunciado o seu nome.
- o rui jorge parecia um cãozito à volta do enorme caozarrão grego
- o simão só via passar o grego que lhe calhou.
- o fernando está velho
- a defesa está sem qq. confiança uns nos outros
- os jogadores não se falam (???) durante o jogo,
- Deco e Figo não jogam juntos, ponto final. Figo ignora Deco em campo, tout court.

e no fim lá marcamos o golo.
eu não posso dizer que não estava lá, porque a filmagem logo a seguir ao golo português mostra mesmo no inicio um tipo de boné e oculos escuros a virar-se: pois, é eu mesmo. Ao lado, mesmo antes é o meu filho. Como ele é o primeiro a aparecer na montagem, mal se vê... eu estou bem disfarçado, hehehe.

no fim estavamos tristes.
mas houve tempo para bater palmas, muitas aos gregos.
mereceram os que estiveram em campo e os que os apoiaram cá fora.

uma das piadas que corria ainda dentro do estádio: é o sistema, é o sistema. Esqueceram-se de desligar o sistema e o resultado é ganharem os azuis e perderem os vermelhos. É o sistema !!!

e vim embora.
e viemos todos embora.
alegria?
hâ?
qué qué isso ò meu!

mas não se esqueçam: a bandeira é grande como as que vejo por aì nas costas dos europeus que por aqui andam. Os gregos vinham com ela como mantos, às centenas...

uma bandeira não é um lenço de assoar, por isso não pode ter esse tamanho.

mas os portuguese são uns castiços, andam por aì todos contentes com as bandeirinhas nos pópós, deve ser para se sentirem vip's .... hehehe.

e eu fui, agora sei que outros também foram, bora lá as vossas histórias...

gatsby
15-06-2004, 22:13
apesar do meu pouco tempo livre, e da necessidade de descansar no pouco que tenho e também falar e acompanhar os meus, tentei por tudo escrever este post antes do jogo entre Portugal e a Russia.

E porque acho que é algo que mexe connosco, estou deveras preocupado com o resultado de amanhã.

Não em termos desportivos puros, porque fico feliz nas vitórias e algo indiferente nas derrotas (o que faz de mim um desportista atípico e seguramente um mau adepto), mas sim em termos de funcionamento mental de todo um povo que terá uma festa durante mais quase um mês, donde foi retirado à má fila logo ao terceiro dia.

Como irão reagir os Portugueses?
É minha opinião que - se tal acontecer - nascerão bandeiras dos mais diferenciados países e equipas e todos escolheremos um favorito. Será fazer a festa à custa dos outros e será a melhor terapia.

preocupado com os acontecimentos? Estou, porque jogamos mal, sem vontade, sem orgulho, sem garra. E não estou a ver isso aparecer em três ou quatro dias.

As escolhas dos portugueses para a equipa perfeita mete muito de clubite, embora já comece a ser aceite pacíficamente que o meio campo do F.C.porto será o ideal. E porquê? Porque funciona por si, é rotinado e vencedor e pode ser que esqueça o que o seleccionador Scolari lhes vendeu e resolva jogar à bola e leve todo o resto por arrasto.

Mas Scolari não nos fará a vontade.
Não prevejo grandes alterações na equipa de amanhã, se algumas mesmo. Um ou outro jogador e nada mais. Assim sendo, que a bola esteja connosco (e esta bola é muito estranha, sobe muito e não ganha efeitos...)

Vi já todos os países.
Vi quase todos os jogos.
E Portugal, no fim desta ronda não é uma das equipas favoritas.

Pode ser que ainda venha a ser, como tantas vezes já aconteceu em torneios destes - uma equipa começa mal e acaba muito bem. Mas, por outro lado, acontece muito mais vezes um equipa começar bem e acabar melhor.

Que a força esteja com eles.
Eu vou estar.

Mohandas
15-06-2004, 22:22
E Portugal, normalmente, quando começa mal, acaba pior...

E o Scolari demonstra que não percebe nada do assunto e vai daqui de rabo entre as pernas...

jleandro
15-06-2004, 22:34
EU ESTOU COM A NOSSA EQUIPA

mas não acredito nela.

não tem um sistema de jogo, não tem jogadas preparadas para as diversas situações que podem resolver um jogo.

ou seja, e melhor dizendo: Não acredito no Scolari como treinador.

todos vimos o Brasil jogar no último Mundial e sabemos que só a muita sorte fez deles campeões, pois deve ter sido a vez em que vi o Brasil jogar pior.

a sua teimosia, e tenho que continuar a falar do caso Victor Baía...a má colocação dos jogadores, porque mudou ele o Costinha e o Maniche.... o não colocar a jogar o melhor defesa central que temos....o perceber que pelo menos no jogo da Grécia e após estarmos a perder o Rui Costa estava a mais... o não ter treinado jogar com 2 pontas provocando os desentendimentos que se viram no sábado....

são erros a mais para quem quer ser um treinador de topo e que ganha como isso.

os nossos jogadores mais velhos estão sem força e aparentemente sem força anímica para mais este esforço fisico e mental, o caso do Figo (como na maioria dos jogadores do Real -viram o Raúl?) é demais evidente.

o Figo esteve mal na resposta que voltou a dar sobre o caso Deco - eu também não concordo que na selecção joguem estrangeiros - mas agora o Figo devia ter dado uma resposta num tom diferente.

assim sendo não acredito e acho que não vamos pssar à fase seguinte, embora a Grécia não tenha melhor equipa, tem um treinador "rato velho"

Blue
16-06-2004, 11:18
Olá Gatsby ;)
Gostei muito do teu relato, para variar, não é ... Espero que depois o Houdini também venha aqui falar da sua experiência na Luz.
Mas esta tua frase entristece-me:
"mas os portuguese são uns castiços, andam por aì todos contentes com as bandeirinhas nos pópós, deve ser para se sentirem vip's .... hehehe." :(

É a primeira vez que eu sinto que os portugueses fizeram as pazes com a bandeira nacional, tão associada ao antigo regime. E talvez este "bandeiramento" nacional não seja por arrogância, que é verdade que somos ..., mas por orgulho.
Somos anfitriões, e como tal, exibimos as nossas cores, apoiamos a selecção e como tal, exibimos as nossas cores; as outras selecções fazem-no há anos, e nunca foram "criticadas" por isso.

Houdini
16-06-2004, 12:08
Eu não tenho jeito para grandes relatos...

Já vi um jogo do Euro. O Suíça-Croácia. Provavelmente, para azar meu, o jogo mais fraquinho da competição. Valeu pela festa, em especial dos adeptos croatas, que emprestaram todo um colorido à cidade de Leiria.

Os lugares dos bilhetes que me calharam também não são grande coisa. Nos 4 jogos, 3 deles são mesmo à pontinha da bancada central. No jogo Portugal-Espanha não faço a mínima ideia onde vou ficar colocado, já que não conheço o Estádio de Alvalade.

Quanto ao jogo de hoje... parto confiante, desconfiado do Seleccionador. Está a ser, mais que os jogadores portugueses, a grande decepção da competição. Espero que tenha trunfos na manga para hoje...

Para finalizar: não passarmos da 1ª fase será um desastre completo na prestação. Além de que quem não consegue vencer a equipas como a Grécia, Rússia ou Espanha jamais poderá sonhar em grandes feitos. E sendo assim nada há a lamentar...

gatsby
16-06-2004, 12:11
agradecido Blue pelas tuas gentis palavras relativamente aos meus pobres textos.

a frase que apontas está retirada do contexto.
o que queria referir era o contraste entre a 'pequenês' das bandeiras que vemos por toda a parte face às bandeirinhas que se veem nos automoveis, e o tipo de bandeiras em causa.
Não quero em nada diminuir o orgulho nacional que é visivel (em ponto pequeno já que as bandeiras colocadas nas casas pequeninas são...), mas apenas que as bandeirinhas nos carros me fazem lembrar carros oficiais e que alguns portugueses que as colocaram se calhar - e aqui estarei completamente enganado certamente - gostam de se sentir importantes, como se fosse um carro oficial. Quis assim comparar umas bandeiras com as outras.

tenho no entanto reparado que começam a ver-se bandeiras grandes a substituir bandeiras pequenas. Hoje reparei que a nossas cores já existem nos prédios e casas, e não são só pequeninas manchas. Poucas são na realidade, mas já são algumas.

era esta 'diferença', nada mais, que queria realçar.
e, eu tenho sempre orgulho em ser português, apesar de ter uma linda bandeira monárquica na minha varanda.
é só porque gosto mais da cor, só por isso.

um abraço.

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.