Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

O que parou o meu olhar, 04-06-17

gatsby
17-06-2004, 16:53
Pátria

A minha pátria é a minha lingua.
A minha pátria é a terra onde nasci.
A minha pátria é o estado que a representa.
A minha pátria é o mundo.

Tantas explicações para algo que é sempre mais.
Ou, como sábiamente escreveu Mohandas: ...e gosto de peixinhos fritos.

Então se ser português pode ser já uma enorme confusão (para todos os efeitos é português quem tiver bilhete de identidade e passaporte português), ainda mais o é quando falamos em Europeu.

Ser europeu ocidental ou de leste? Ainda há Leste e Mittle Europa?

E senão há, então que há de errado entre ser húngaro mas estando encravado na roménia, ser bulgaro e encravado na hungria, ser alemão e encravado na alemanha, ser polaco e estar encravado na rússia, e ... ser brasileiro e estar encravado em portugal?

Deco nasceu no brasil.
Deco viveu grande parte da sua vida em Portugal.
Deco tem bilhete de identidade português.

Luis vive em Espanha.
Luis trabalha em Espanha.
Luis tem bilhete de identidade português.

Ser português é então o quê?
Mais dificil ainda, quem pode representar Portugal?

Esta questão coloca-se cá, porque sempre exportamos gentes para essa Europa fora. Pobres muitos deles, 'a salto' fugiram durante décadas.
Mas hoje somos um país europeu e evoluido e assim, importamos gente.
Não estamos no entanto preparados para o choque emocional do fim do império e do 'orgulhosamente sós' que tanto nos impingiram.. que ficou com raízes profundas.

Como será daqui a dez anos, quando uma geração eslava nascida em Portugal aparecer nos lugares influentes e visiveis?
Vamos para a xenofobia?

Não creio. Não quero crer.
Longe de mim achar que xenófobos são os que acham que Deco não deve usar a camisola portuguesa. Também a mim me 'impressiona' uma boca fechada no momento mais alto em que todos nos irmanamos no hino. Mas não era o único. Não foi o único.

Ser universalista, como portugal sempre quis ser, é sentir que a pátria é elevada por aqueles que a desejam elevar. Pelos mais aptos, sem que a cor, a raça, a ascendencia, o local de nascimento seja importante.

Porque assim, é mais português um minhoto que um algarvio, tem mais 2 séculos de português, e mais português que um ilhéu que apenas é português há 5 séculos.

Portugal é a mistura linda de raças que descobrimos e criamos.
A europa é também a fantástica mistura de gentes e culturas.

Deco não é importante como caso, mas é fundamental como principio de raciocinio. Um homem que enverga a camisola da nação, representa a nação e assim sendo é heroi da nação. Não é Deco que falo, é de nós.
Não há europeus de segunda, todos concordamos.
Pois assim não deve haver portugueses de segunda.

Mas não me parece que assim funciona, e no grupo de trabalho onde está ele - como todos os aqueles que não nasceram em portugal - tem de lutar duas vezes para se afirmar. E isso é uma pena, e é mau.
E assim sendo, se se passa o mesmo com todos os milhares de novos portugueses, é uma vergonha para todos nós.
Que sempre gostamos de assumir que não são 'arianistas'.
Então que este processo mental passe a um processo prático.
Deco é mais que um português, é alguém que nos deve levar a pensar sobre o que é ser português.

Para mim é simples: português é aquele que olha para portugal e sente portugal como uma pátria, seja ela primeira ou segunda.

Porque eu também tenho duas pátrias: Portugal e o mundo.

http://www.magnumphotos.com/LowRes/nyc/TR3/MOI/8DHZNOL/NYC11324.jpg

Óscar
17-06-2004, 17:46
Posso também assinar por baixo? Posso?

Eu nunca o conseguiria dizer tão bem como tu o dizes, mas o que está expresso no teu texto, é, também o que eu penso...

E por isso, obrigado por o teres escrito... :)

jleandro
17-06-2004, 19:26
Gatsby

o que está aqui em jogo, não é a questão Deco, é muito mais profundo e importante que a questão que envolve 1 jogador de futebol, embora ela não contenha nenhuns traços de xenofobia.

hoje são meia dúzia de grandes clubes que pelo seu poderio económico conseguem reunir no plantel a grande maioria dos grandes jogadores de futebol.

é só ver o que se passa por essa Europa fora, achando eu que o acontecido este ano com o FCP na Ligua dos Campeões é e será cada vez mais uma excepção.

com a utilização destas "habilidades" qualquer dia temos o mesmo problema com as Selecções Nacionais.

se esta moda não acabar, vamos ter mais cedo ou mais tarde, um ou vários países a gastarem fortunas para "nacionalizarem" jogadores de modo a saltarem para a ribalta do desporto mundial.

sinais disso começam a vir do Katar e outros emiratos árabes.

eu sei que em Portugal se tem usado esta táctita em outros desportos, e evidentemente não estou de acordo com isso.

quanto á "tua" Pátria, é evidente que posso assinar por baixo dessa descrição, mas não devemos esquecer que anda por aí muita gente a querer (re)inventar fronteiras geo-políticas.

tu és generoso, eu sou generoso, a maior parte dos amigos que nos acompanham são generosos, mas não sejamos uma ilha á deriva.

só para te provocar, vou deixar aqui uma "PROVOCAÇÃOZINHA" que me veio à cabeça numa noite mal dormida:

já alguma vez viste um casal de pretos a adoptar uma criança branca, amarela, ou pele-vermelha????

quantos serão capazes de fazer, como o meu amigo teu conterrâneo,que adoptou 3 crianças sendo uma preta???

vamos pensar nisto...

gatsby
17-06-2004, 22:45
jl:
os mecanismos que protegem os exageros existem e - no caso em causa - um atleta apenas pode representar um país. Depois de ter representado um país não pode representar outro. Se assim não é, deveria ser, mas penso que o é.
A questão 'Deco' foi por mim utilizada para falar de outras, e acho um bom exemplo para um exame de consciencia colectiva sobre o que se deseja para a sociedade em que vivemos.
E assim passo rápidamente para a tua questão:
- na realidade não me parece crivel que um casal não caucasiano/branco adopte uma criança dessa raça, e falando eu em termos europeus, como é obvio.
E porquê?
Duas razões base :
a) não existem crianças em número suficiente de raça branca para o pedido de adoções existentes.
b) existem muitas crianças de outras raças, mormente a negra, para adopção.

Assim sendo, parece lógico que um casal não branco não consiga (mesmo que o desejasse) adoptar uma criança branca já que muitos mais casais brancos o querem fazer, e teem preferencia.
Muito poucos são os casais que procuram para adpção crianças de outras raças, e o exemplo que dás (eu também conheço um caso assim) e o exemplo que Blue nos trouxe (força Blue) são raros e meritórios. Não é no entanto por estes serem meritórios que tiram mérito aos outros adoptantes.

Temos de olhar para os casais mistos que começam a existir em Portugal. São mal aceites dos dois lados. Mas existem. E só isso é já uma boa noticia.

um abraço

jleandro
17-06-2004, 22:57
meu caro Gaytsby

ainda bem que respondeste à "provocação"

que não se situava só em Portugal ou na Europa.

a situação que descrevi é geral, só alguns brancos e maioritariamente os portugueses, aceitam para adopção crianças que não sejam da sua raça.

casais mistos sempre houve por cá, coisa que como sabes é também quase exclusivo nosso, já que a grande maioria dos outros povos não aceitam essa situação, casos mais evidentes os ciganos; e os pretos seja em África ou nos States.

voltando ao caso Deco: pois, pode fazer-se legislação

mas aceitar uma legislação própria é estar a aceitar que ela possa ser alterada a qualquer altura, vidé a Lei Bosman, que como eu e muitos pensavam ao permitir a liberdade de movimentos dos jogadores veio cavar um fosso ainda maior entre os clubes poderosos e os mais fracos.

costarios
18-06-2004, 00:56
Eu acho que é considerado como pertencente à uma nação todo aquele indivíduo que vive num país e que verdadeiramente se dedica à sociedade e à nação de uma modo geral.

Eu sou brasileiro e só pelo facto de ter um BI português não significa que deixo de ser brasileiro, mas também considero-me português pois vivo, trabalho, crio a minha filha, divirto-me e pago os meus impostos cá em Portugal. Os meus esforços, assim como os esforços da maioria dos portugueses nascidos em Portugal, servem para fazer esta nação progredir cada vez mais.

E o que o Deco está a fazer neste preciso momento? Não está a colaborar para a alegria nacional ao lutar no Euro 2004 lado a lado com os seus colegas "naturalmente" portugueses?

Desculpem lá, mas ainda querem um português ainda mais português do que o Deco ou qualquer outro brasileiro, angolano, moçambicano, ou o que quer que seja, que esteja cá em Portugal disposto a trabalhar e a lutar por um futuro melhor para este país.

jleandro
18-06-2004, 08:31
amigo costarios

eu não estou a discutir isso, não duvido da bondade das intensões do Deco ou de qualquer outro na mesma situação

a minha questão não se coloca num plano individual, coloca-se no âmbito legal e nas possibilidades de "adulteração" que essas situações podem provocar.

nada me move contra o Deco ou contra qualquer outro, não há aqui nenhuma xenofobia.

Blue
18-06-2004, 12:29
A minha pergunta é simples: o Deco sente-se português ? Ou sente o mesmo que sentem todos os jogadores que estão cá a jogar por alguns anos ?
É que no momento que saem do país deixam logo de ser portugueses ... :rolleyes:

Espero que este não seja apenas um casamento de conveniência, das duas partes.

PS Antes que me batam ...
A mim não me choca ver o Deco na selecção. Mas é preciso haver muitas condições para fundamentar estas decisões.

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.