Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Aquela onda laranja …

Mystic
22-06-2004, 16:46
Eu tenho que dar a mão à palmatória. Daquelas gordas, de cinco olhos, que é para não repetir o erro. Uma mão não, as duas.

No sábado passado tive a segunda surpresa da minha vida em matéria de roadies dos futebóis. Não tinha uma opinião lá muito benevolente sobre estas hordas ...

A primeira foi há uns anitos, em Lisboa, quando os irlandeses desaguaram na capital e toda a gente receava os zaragateiros “ingleses”, sem ainda diferenciar os simpatiquíssimos celtas.
A segunda foi no sábado, com as claques holandesas. E dou outra vez a mão à palmatória, pois foi uma festa que vai ficar na lembrança.

Logo pela manhã instalaram no jardim do centro da cidade um arraial de animadores/cantores, altifalantes, bandeiras, adereços-oferta. E todo o santo dia, até à ida para o estádio, aquelas almas bem-dispostas cantaram, dançaram, tocaram, beberam, abraçaram, beijaram, desfilaram em confraternização total com a população e com os adversários. Estes tomaram conta do espaço central e dali animaram muito a festa, embora em muito menor número.

Era uma onda laranja grossa e compacta aquela, que circulava num vaivém ininterrupto entre as duas margens e se espalhava para a água, enfiados em barcos, e desaparecia pelas ruas estreitas da zona dos bares.

Ele era frades, ele era árabes, ele era leões e pipis-das-meias-altas, ele era dragões, duendes e palhaços, de socos a martelar na calçada. Tudo laranja.

E eu - que já os tinha catalogado nas tribos dos bárbaros, gente a evitar logo a seguir aos ingleses - aqui estendo as mãos.

Como dizia um amigo meu autarca do PS, “Foi tão lindo que … até lhes perdoamos a cor”. Mas também tenho que confessar que, embora não pareça, a cor condiz com a “sensibilidade” política do concelho.
Helas! http://smileys.smileycentral.com/cat/4_2_2.gif

gatsby
22-06-2004, 17:19
na noite de sexta à fantástica onda laranja, juntou-se-lhe uma onde amarela (suecos), também eles de uma urbanidade, simpatia e paixão explendidas.

na sexta à noite e sábado de tarde, o cais de gaia tinha tantas cores e camisolas e sorrisos que até nos fazia sonhar que o mundo poderia ser sempre assim.

e eu não saì do cais de gaia, já que no outro lado da margem a alegria parecia ser ainda maior.

dá gosto ver gente educada e bem disposta e... prontos, borrachos de todo, mas eles aguentam mal a nossa cerveja, ;) .

suécia é a minha equipa-paixão neste euro, tirando óbviamente Portugal.

mas terei muita pena se laranjas e amarelos se forem já embora.
realço o que mystic chama a atenção: eles vestem as coisas mais incriveis e pandegas.

uma nota curiosa mas demonstrativa da tal europa em que nós vivemos: anda no porto um grupo grandinho de escoceses que vão a rigor (de kilt e gibão) para todos os jogos puxar pela equipa... contrária à inglaterra.

e desde o inicio estão connosco.
estes - que já encontrei duas vezes no mesmo bar - são uns tipos impecáveis.
nem eles conseguem explicar a 'pedrada' deles, hehe;)

Blue
22-06-2004, 17:24
Apesar de arruaceiros e muitos deles até boçais, os ingleses são também muito festivaleiros.
Cantam o tempo todo e quando lhes dá para a lamechice desatam aos beijos e abraços.
Em Cascais têm-se comportado lindamente, e eles têm uma autêntica adoração pelas nossa meninas ... :rolleyes: :D

Mystic
22-06-2004, 18:27
tantas cores e camisolas e sorrisos que até nos fazia sonhar que o mundo poderia ser sempre assim

Isto também faz parte do meu “imagine all the world …”, muito antes de Lennon nos ter presenteado com a utopia.

Lembro-me de nos tempos de liceu me ter encantado a descrição feita por Fernão Lopes da Lisboa das “muitas e desvairadas gentes”. Ficou-me sempre uma imagem muito forte, e mais tarde, durante a Expo, eu era uma basbaque a registar nos olhos e na memória aquela imensa multidão de gente de desvairadas nacionalidades, que trouxe consigo um cheirinho dos seus costumes e objectos.

Já depois disso tive a sorte de me encontrar numa situação em que convivi quase diariamente com pessoas de umas três dezenas de países, e foi outra experiência inesquecível por aquilo que vivi e aprendi.

Gosto disso, da mistura. Gosto mesmo muito e vejo que tu também. Assim, acho que entendes bem aquilo que não sei descrever.

Blue, penso que o problema dos ingleses é terem herdado aquela atitude arrogante de coronéis do império. Vai-se perdendo, porque sim, mas a custo ...

Houdini
22-06-2004, 18:53
Juntem-lhes os croatas. Festivaleiros, alegres e contentes. Educados e sem levantarem problemas. Fauna exótica também presente, mais a mais quando parecem o Boavista, mas de vermelho. Muito pessoal parecia que andava de pijama ou vinha directamente do circo. Copo de cerveja sempre na mão, apesar de não parecerem muito abastados financeiramente. Uma claque extraordinária no apoio à sua equipa.

Parece que existe um inquérito por saudações nazis num dos jogos de Leiria. Creio que no estádio poucos se aperceberam do facto. Acredito eu que tenham sido feitas pelas ovelhas ranhosas dos adeptos.

Ah... os franceses... que betinhos!!!!! Não me toquem... eh eh eh eh eh... :D

Helena
22-06-2004, 19:07
e como viver num puzzle cheio de cores e pecas que, somehow, se encaixam.......

......gosto da mistura, como diz a Mystic, gosto do grande painel feito de todas as racas e credos.......e realmente era assim que o mundo deveria ser..........:) :)

Obrigada amigos pelas vossas lindas palavras:)

Óscar
22-06-2004, 19:26
Em relação aos croatas, reparei que os adeptos do Benfica quando se cruzam com eles, os saúdam do seguinte modo: «POBORSKYSOKOTA!!!». Eles parecem gostar, pois respondem à saudação...:D

Blue
22-06-2004, 22:44
O Poborsky é checo ... :rolleyes:

Óscar
23-06-2004, 03:45
Eu sei, Blue...:D É por isso que me fartava de rir, quando via a cara dos croatas intrigados sobre o que quereria dizer tal saudação... se calhar pensavam que era «bem-vindo» em português.... :p

Mystic
25-06-2004, 01:41
http://bmais.no.sapo.pt/Mystic/Oranje1.jpg

http://bmais.no.sapo.pt/Mystic/oranje2.jpg

http://bmais.no.sapo.pt/Mystic/oranje3.jpg

Karl Marx
25-06-2004, 16:55
É esta parte a mais bonita desta Babilónia instalada em Portugal por uns dias. A parte da festa sã que eles fazem e a sensibilidade de vocês que a apreciam e contam aqui em... excelente Português!
Vivá festa!

Cali
26-06-2004, 00:39
uma imagem vale mais que mil palavras, é bem verdade. Obrigado pelas fotos, Mystic ! Estão explendidas, e retratam na perfeição a onda laranja.:D

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.