Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

o que parou o meu olhar, 04-06-28

gatsby
28-06-2004, 22:28
A bola de cristal

Eu não tenho, mas gostava.
Amanhã o Dr. Durão Barroso vai embora.
Isso é certo.
Não preciso de bola de cristal para o adivinhar.
No entanto a partir deste momento só um velho Merlin poderia atrever-se a adivinhar algo do que se vai passar.
Que decidirá Jorge Sampaio? Que decidirá o PSD? Haverá vida após Durão?
Se calhar não, e o problema fica logo resolvido à partida. O presidente depois de ouvir os partidos e eventualmente o Conselho de Estado decide marcar novas eleições e temos este imbróglio resolvido.
Se a bem ou a mal não o sei, mas fica e é disso que eu falo agora.
Morre o problema e prontos.
Se no entanto, e como se espera, o presidente da república não seguir esse caminho então - aì sim - temos tudo à molhada.
O PSD assume-se da noite para o dia como o partido vivo e basista e português - tudo a monte e tudo a falar que é o que importa agora.
Numa noite de dois congressos atrás, o Dr. Durão Barroso ganhou o congresso ao Dr. Santana Lopes. Memória é preciso. Num gesto de 'união' Santana Lopes acaba como número dois do partido. Memória é preciso. Mas o que foi dito e feito antes desse congresso e antes ainda durante o fim do consulado de Cavaco Silva, deixou feridas, fundas. Memória é preciso.

E como a memória é uma coisa muito interessante quando dá geito, acaba tudo dentro do PSD por se lembrar quem era quem nesses dias conturbados onde Marcelo foi assassinado pelo Brutus Paulo Portas e teve discurso fúnebre Marco Aureliano declamado pelo Zé. Sim, esse Zé agora que vai para a Europa.

Deixemos as tretas do costume da minha escrita e tentemos olhar de frente para esta 'coisa':

a) Pedro Santana Lopes não tem o partido e menos ainda as figuras do partido do lado dele. Logo não poderá ter Portugal. É sintomático que sejam os dois marretas do PSD - a saber, Alberto João Jardim e Luis Filipe Menezes - que saiam a terreiro a defender a dama impoluta Lopes.

b) Pedro Santana Lopes é por direito o sucessor directo de Durão Barroso, por ser o númeor dois do partido. No entanto Lopes é um núymero dois para estar quieto e não para suceder (o inimigo vivo quer-se no redil, foi o raciocínio deste PSD, e agora tá com um problema nas mãos).

torna-se neste momento óbvio que não gosto de PSL (Pedrinho para os amigos) que não quero PSL na chefia do governo do meu país e que tenho raiva a quem quer, hehehe.

O morto Marcelo qual Cristo que ele diria que tinha de vir à terra renasce, ressuscita e faz o que mais lhe dá prazer: intriga. E contra quem? pois, esse - o tal - o PSL, mas a postura? é de senador, de homem de estado, pois.

E o governo? Não é mais governo... todos saiem se ele entra. E se eles saiem, e se são eles que mal ou bem os laranjas (não são os holandeses não, são aqueles que tão bem conhecem - que teem como clube o PSD) apoiaram até agora com Durão à cabeça, como poderão eles depois apoiar um governo que não conhecem e não se reconhecem?

Temos um nó górdio.
Como se desata?
Ah, isso o Merlin não me diz e espero que amanhã Durão demonstre que será um enorme poresidente da comissão, aproveitando este jogo treino aqui em Portugal para demonstrar a a sua capacidade de efectuar a quadratura do circulo.

tou curioso pelos próximos dias, mas assumo já que é erro eleições já agora. E é erro tal que até a oposição senão for bronca vai perceber... é que com este saco de gatos... pois.

Mystic
28-06-2004, 23:13
[...] For Brutus is an honourable man;
So are they all, all honourable men

[...] Good friends, sweet friends, let me not stir you up
To such a sudden flood of mutiny.
They that have done this deed are honourable:
What private griefs they have, alas, I know not,
That made them do it: they are wise and honourable,
And will, no doubt, with reasons answer you.

Julius Ceasar: Anthony's Speech

http://julius-caesar.vis.ne.jp/anthony.jpg

Óscar
28-06-2004, 23:16
Ou muito me engano ou vamos ter uma grande surpresa na 4ª feira, em que Durão, numa jogada de mestre, vai recusar o lugar de presidente da Comissão Europeia e assumir o "sacrifício" de continuar a "comandar" os destinos do país...:rolleyes:

Surgirá assim como o D.Sebastião, emergindo de um cerrado nevoeiro como o "único" capaz de levar a bom porto este navio sem rumo... será o "insubstítuivel", o grande "patriota" que recusando os lugares doirados da Europa se irá "sacrificar" por Portugal e pelos portugueses...

Quem o diz é o meu dedo mindinho... na 4ª feira, vamos ver se tem ou não razão...:D

Mystic
28-06-2004, 23:25
O teu dedo mindinho? Depois de ter andado por aí nas ruas? :mad:

Também já pensei nisso, mas acho que a tentação de se pirar é forte demais.

Deixar tudo para trás das costas, recessão, desemprego, governo, Portas, gatos ... e partir rumo à glória!! :) :) :)

Óscar
29-06-2004, 00:33
Pois... mas enquanto andava na rua, andava bem..., até ter sido encontrado e "amaricado" pelas meninas... onde é que já se viu um dedo mindinho de laçarotes e saiote???...:mad:

Patacôncio
29-06-2004, 01:38
Recusar o lugar? :D :D :D

Pois é...

http://www.artfulalf.com/children's%20jpegs/Magic%20rabbit%20C.jpg

PS Até agora quase que exigiam a saída dele. Mas agora, talvez, as pessoas comecem a pensar a sério na quantidade de reformas iniciadas e que estão e irão mudar o país, que o gajo implementou.

Mas a ver vamos. ;) ;) ;)

Óscar
29-06-2004, 01:51
As pessoas já pensam a sério quando chega o dia 20 do mês e olham para os bolsos vazios... é por isso que se estão borrifando para se ele fica ou se vai embora... não é coisa que as preocupe...:rolleyes:

Cá por mim, tanto pode ir para a Comissão Europeia como pode ir para a Conchichina... não é coisa que me retire o sono...:D

Sansão
29-06-2004, 07:56
Oh Oscar quem escreve assim não lhe dói o mindinho!!! nem os outros 4....apoiado...que vá pró diabo que o carregue!!!! até pode ficar o flopes ,a ferreirinha ou qualquer que seja!!!!:D :D :D :D :D a mim tanto se me dá!!!!!mas uma coisa me preocupa.....O Futuro dos meus Filhotes.:cool: :cool: :confused: :confused: :confused: :confused:

gatsby
29-06-2004, 09:13
uma rectificação:

como bem refere mystic, o discurso é de Marco António e não de Marco Aurélio. Como Marco Aurélio é uma figura impar da história do Império Romano e como estávamos a falar de Europa, daì o me 'lapsus linguae'. As inhas desculpas.

não acho possivel Durão Barroso voltar atrás desta situação, Oscar. Hoje estarão reunidos os 25 apenas o tempo suficiente para 'entronizar' o novo presidente da comissão.
seria o ridiculo total.

Blue
29-06-2004, 10:45
Gatsby, gostei muito da analogia com Roma. E da figura do senador ;)
É por isso que nós, os portugueses, somos especiais. De tudo fazemos história. :)

Mystic
29-06-2004, 11:09
Não tinha reparado bem no António Aurélio.:D :D :D

Transcrevi parte, porque considero o texto de Marco António o discurso dos discursos. Assenta que nem luva nestes nossos pequenos políticos caseiros.

Vale a pena contextualizá-lo e lê-lo todo, aprende-se muito quanto ao modo de manobrar multidões e as virar do avesso.

Obrigatório para todos os candidatos a oradores. :D :D :D

A demagogia é uma arma. A canção, infelizmente, não.

gatsby
29-06-2004, 11:55
para manifestar a minha concordancia com blue e mystic. A 'parábola' utilizada foi-o conscientemente. :)

basankusu
29-06-2004, 16:22
Concordo em absoluto contigo Gatsby.
Sou, desde há muitos, muitos anos, um "Barrosista" convicto (eheh, o único, imagino) e está-me a custar digerir esta decisão, embora a entenda. Espero que faça um bom trabalho.

Por cá, ai,ai ... aguardemos. Podias dizer ao Rui para pensar noutros voos:D

Patacôncio
29-06-2004, 17:41
O que se irá passar?

O PR está atado de maus e pés. Não tem alternativa, senão continuar um governo suportado pelo PSD e pelo CDS. A Constituição assim o exige.

Não se esqueçam, que em questões de Governo o Orgão Soberano é a AR. E esta continua com legitimidade política, democrática e constitucional para escolher um Governo.

Quem será escolhido?

Há duas hipóteses. Um governo de iniciativa presidencial, com o dedo da PR, que terá que se co-responsabilizar pela escolha feita, com os votos de apoio, na AR, de uma maioria de pelo menos 116 Deputados;

Um governo de gestão até surgir nova liderança no PSD, através, ou de um Congresso ou do Conselho Nacional.

Se houver Congresso o PR terá que aceitar, de olhos fechados, o líder eleito.

Se for através do Conselho Nacional, o PR pode condicionar a escolha e "vetar" alguns nomes. Só assim é viável uma alternativa ao PSL.

Se o PR declarar eleições antecipadas e dissolver a AR, faz uma espécie de golpe de estado, legitimando políticamente a coligação, com a AR do seu lado. (Parece que muitos se esquecem que o orgão central da nossa Democracia é o Parlamento.)

Se houver eleições antecipadas o PSD ganha as eleições. Falta saber se o suficiente para ganhar com maioria absoluta ou relativa.

Estas eleições nunca poderiam ser marcadas, sem antes haver um período de tempo para haver um Congresso do PSD. (Embora menos, o PS sofre o mesmo problema.) Logo, só lá para Janeiro haveriam eleições antecipadas. Que ajuda, ainda mais, a actual coligaçaõ.

Jogos florais do PR.

Este PR sabe que Ferro Rodrigues tem poucas hipóteses de ganhar qualquer espécie de eleições. Porque tem uma espada de Dâmocles na cabeça.

Como ajudar o PS sem estragar o próprio PS?

Nunca com eleições antecipadas.

A única hipótese era "condicionar" o nome para PM, obrigando o PSD e o CDS a aceitar um nome que agradasse ao PR.

Quem poderia ser escolhido sem oposição da PR? E ajudar o PS mas não o Ferro Rodrigues? Manuela Ferreira Leite.

Como?

Simples. Todos julgam que ela não tem capacidade de liderança e é impopular.

Se o PR "obrigasse" o PSD a escolher a MFL e esta fosse aceite pelo CDS e a AR votar uma moção de confiança, MFL seria PM, mas com dúvidas no eleitorado sobre a sua legitimidade dmocrática.

Este é o raciocínio do PR e do PS. Não necessariamente de Ferro Rodrigues, embora também lhe agrade esta situação.

Assim esperavam que MFL tivesse problemas com a coligação, esta se desfizesse e houvesse eleições antecipadas, neste caso o ónus político era atribuido a MFL e ao PSD.

Portanto, provavelmente será escolhida MFL.

O Marcelo também poderia jogar aqui. Mas quem o apoia não quer mais coligações com este CDS.

O PSL será vetado pelo PR.

Se o PSL conseguir marcar congresso e ser este que escolhe o líder, ganha com o maior dos à vontades o congresso e eventuais eleições antecipadas.

Neste momento, PSL espera como um sniper. Se for escolhido pelo conselho nacional e o PR veta-o, ele exige congresso extraordinário e ganha o congresso. Faz uma ruptura com a PR e atira com o ónus político contra a PR. E contra MFL (ou outro), que teria que dar o lugar ao líder eleito.

Portanto, neste momento há só dois possíveis vencedores. O mais provável PSL ou a MFL.

Mas esta crise, que penaliza a coligação no curto prazo, é um presente abençoado para derrotar a oposição, que julga dominar o espectro político.

A coligação tem mais a ganhar com eleições antecipadas que a continuação num governo "controlado" pelo PR.

A oposição tem que fazer de conta que prefere eleições antecipadas, mas tem muito medo delas. À excepção de alguns lunáticos que vivem no mundo da lua.

Agora... A ver vamos o que fará o PR.

Será MFL ou PSL?

Provavelmente MFL.

Podem sair coelhos da cartola? Podem.

Mas é pouco provável.

http://www.perla.com.br/paginas/show/midia/2003_06_05/Perla_roleta_02.jpg

PS E as piruetas políticas dos últimos tempos?

Pelos vistos a presidência da CE já não serve para nada. Quando antes era cargo muito importante para Portugal.

Pelos vistos há cargos que não podem ser "herdados". João Soares chegou ao poder, por obra e graça do espírito santo. Asssim como Nunco Cardoso emais alguns que por aí pululam.

Afinal as políticas estruturaisde Durão Barroso já são importantes, quando antes ele tinha provocado uma crise.

Pelos vistos o pó que muitos têm ao PSL deve-se ao medo que este governe à moda da esquerda: despesismo, festas e muitas obras públicas. Se for um gajo da esquerda que use esse tipo de políticas já serve para o país. Mas como é um gajo da direita...

Esta crise arrasou com a oposição. E ainda não repararam nos cacos todos espalhados à sua volta.

Triste país o nosso, com este tipo de políticos e analistas partidários. :confused: :confused: :confused:

PS A oposição é que sai beneficiada? Pois bem. Um dia antes de malogrado Sousa Franco morrer algumas sondagens não publicadas (aquelas que decidem os passos a tomar e o que fazer durante uma campanha) davam o PSD à frente do PS. Mais uma vez ficaram cientes que era uma questão de mensagem política, propaganda e ocupar o espaço informativo.

E PSL sabe-o. Como sabem aqueles que acompanharam de perto a campanha para as europeias. E por isso ele está disposto a fazer uma ruptuta contra a PR.

Como diria o outro... É a vida! Lá teremos que gramar com a dupla Lopes/Portas.

A menos que... :D :D :D

gatsby
29-06-2004, 19:57
e prontos, o patac. é bom, o tipo é mesmo bom.

vou numa de condordo/discordo do que escreves:

- sobre o Presidente da Républica.
Concordo. Até porque Jorge Sampaio tentou que o PS continuasse após Guterres e foi o PS que não apresentou sucessor. Demonstratum est.
Claro que pode sempre assumir que o PSd está dividido e ir então legitimamente para antecipadas.

Ora como muito bem dizes há dois números dois:

a) o número dois do partido (já falei que chegue sobre ele, para já)
b) o número dois do governo, e a hipóteses que aventas também ja eu e tu falamos dela logo no inicio desta 'coisa'.

eu acho que a hipotese b) é aquela que todos vão querer, e alguns se vão tramar. Quais? O futuro o dirá.
por isso acho que só por 'burrice' é que a oposição quererá antecipadas: porque - e aì és certeiro - o PSL ganha no PSD e dá uma tareia enorme no acto eleitoral.

o POVÃO gosta dele.
e é o POVÃO que vota.
e é o POVÃO que é soberano.

rais parta desta vez o POVÃO.

mas se o PSL fôr agora para primeiro, tá tramado.
eu acho que ele - se fôr inteligente - não vai querer ir agora, mas sim depois de ser levado em ombros em congresso do PSD (e atenção que o secretário geral Miguel Relvas é indefectivel do PSL). Se a oposição for inteligente, vai assobiar para o ar neste confusão toda, ou fica com o ónus de ser culpada pela 'crise de governo' que o 'pobre' PSD tentou resolveu mas não deixaram... e por isso se perdeu a retoma e todo o trabalho deste governo e... e... rebeubeu... ( são tão tótós que nem isto tão simples entendem). Só algo é areia em PSL: é que os seus 'abutres' tão ansiosos por saltar para o poleiro, e isso já se nota dentro do partido...

O PP? olha que nem sei patac. o que lhe vai acontecer... com o PSL fecha as portas, sem o PSL fecham-lhe as portas... sei não mas aquilo é capaz de ter acabado...

e prontos, já escrevi demais e perdi-me...

e o Rio está calado e o Menezes está desbragado. Niveis... ou falta de dele.

jleandro
30-06-2004, 00:33
mas porque carga de água é que a presidência da Comissão é muito importante para Portugal???

é agora? e não era quando o Guterres a recusou?

ora bolas... é importante só porque é uma óptima escapatória para o Furão

quie está desejoso para se ver livre deste imbróglio e da derrora previsivel nas próximas eleições

dexem-se de tretas, isto é o "fato à medida" para o Furão, e para isso bastava ver a cara de "alívio" que ele hoje tinha.

ele.......o que acusou até ao exagero o Guterres de ter fugido das responsabilidades.

quanto a mim, que o PSD resolva o problema e mandem para o governo toda a merda que lá há começando no AJJ e isto em vez de país passa a ser um circo

últimamente a diferença já não era muita:mad:

ps: um professor acusado de violar 8 crianças foi hoje condenado a 3 anos de prisão.....com pena suspensa

não é um circo isto? é pior

Patacôncio
10-07-2004, 00:00
(...) Esta crise arrasou com a oposição. E ainda não repararam nos cacos todos espalhados à sua volta. (...)

(...) A oposição "elegeu" PSL como líder do PSD. E prepara-se para o eleger como Primeiro-Ministro. (...)

E desta forma acabaram-se os "sonhos" de alguns populistas, crentes na chegada ao poder.

Tiveram a sua janela de oportunidade e... Foi-se.

O PS, com outro líder, tinha ido a eleições e talvez ganhasse o poder. Como o PS vendeu-se ao BE e este é que liderava o próprio PS...

Só mais uma nota. O PR deu o maior avale político a um governo e, em especial, a uma SENHORA: MANUELA FERREIRA LEITE!

Nada mais a dizer. :D :D :D

PS Quem perdeu isto? :D :D :D

http://membros.aveiro-digital.net/uz/uzimages/panelas.jpg

Daqui a uns anos não passam de um pequeno MRPP, versão digital. :p :p :p :p :p

Mohandas
10-07-2004, 00:15
Vais ver para onde vai a Manuela Ferreira Leite... :rolleyes:

Ventor
10-07-2004, 08:03
Desculpa lá Jl, mas o Guterres fugiu mesmo! Além de ter fugido, nunca teve o lugar praticamente garantido na Europa, porque se tivesse, ainda corria mais.

Não vale a pena arranjar heróis, nem vítimas. As coisas são como são! E o Ferrinho, deu de frosques a tempo, mas porque foi a oportunidade que teve para sair como vítima! "É melhor sair pelo meu pé", terá dito, "de que permitir que me façam uma defenestração"!

Pobre PS! Mas pelos vistos ainda há por lá gente de bem!

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.