Esta eu descobri na revista "automagazine" deste mês :
"A comissão europeia lançou uma consulta publica que durará até 10 de Setembro, na qual solicita aos seus cidadãos que dêem a sua opinião sobre a fiscalidade automovel vigente no espaço comunitário".
A ideia é fazer um levantamento o mais exaustivo possivel acerca das realidades fiscais sobre a venda de automoveis em cada país, tendente á remoção das taxas que possam ser encaradas como obstaculo ao desejado Mercado Unico.
A consulta assenta num inquérito, e os resultados obtidos serão tomados em consideração numa proposta sobre o assunto que será apresentada no final deste ano.
O inquérito está disponivel para todos em :
http://europa.eu.int/yourvoice/forms/dispatch.jsp?form=325&lang=EN
VAMOS AJUDAR A ACABAR COM A POUCA-VERGONHA FISCAL AUTOMOBILISTICA NESTA AMOSTRA DE PAÍS ?
:D
Unregistered
25-08-2004, 19:49
http://home.sprynet.com/~knduffy/carride.gif
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
http://www.feebleminds-gifs.com/surf.gif
tks pela divulgação
e já agora, um jornal francês equivalente ao nosso AutoJornal ou afim - www.autoplus.fr - tem na sua edição deste mês um interessante quadro com os preços base dos automóveis na UE dos 25, e pasma-te, pois sem impostos, nós estamos apenas em 15º lugar, do mais barato para o mais caro...
em 25 países
exemplificando, para um Peugeot 307 1.6 16V XT, em Malta, o 1º, o preço é 11 141€, em Portugal, o 15º, o preço base já é 13 776€, e na Alemanha, o 25º e ultimo o preço base é 15 428€, ou seja uma diferença de 4300€ do mais barato para o mais caro...
com impostos, a realidade, já vamos para o 25º, O MAIS CARO !!!
eheheh
não é agradável viver num país onde até somos os primeiros em algumas coisas ???
eihm ???
:rolleyes:
pois é, Dudu. Uma das hipoteses/propostas da comissão europeia em que podemos votar é a de uniformizar o imposto automovel com uma taxa de 10% sobre o preço base do carro. É claro que foi nessa que eu votei. Agora...já imaginaste o que isso iria provocar nos preços cá no burgo ? Os carros de gama média/alta cairiam pra metade do preço, ehehehe. Eu sei que é impossivel de todo, mas não deixa de ter a sua graça, a ideia...
:D
jleandro
25-08-2004, 23:12
os nossos políticos sempre tentaram vender a ideia que um dia se os Imposto Automóvel fosse alterado e ficasse parecido, por exemplo com o Espanhol, que passaríamos a ter os carros pequenos mais caros para que os grandes ficassem mais baratos.
e com esta têem metido medo a muita gente, mas a verdade é que cada vez que vejo estudos comparativos, por cá ficariam todos muito mais baratos.
há uns anos, poucos dias depois de ter comprado um carro, fui a Madrid e entrei num stand da mesma marca e a diferença eram só 2.400.000$00 para um carro igual em tudo, e não estou a falar de carros muito caros, tipo topo de gama, era um vulgar A4.
a aberração é tanta que cá paga-se IA consoante a cilindrada do carro e em cima leva o IVA sobre o preço do carro mais o IA, ou seja paga-se imposto sobre outro imposto.
em Espanha não há IA e os carros todos pagam o mesmo imposto; 12% de IVA
até o governo do Guterres que prometeu rever o IA e substituir por um novo Imposto Anual de circulação, quando viu o rombo que as Finanças levavam...esqueceu-se, e até hoje mais ninguém voltou a falar do assunto duma forma séria.