Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

EDP e os acumuladores de calor : logro ou desinformação?

Cali
28-08-2004, 16:40
Caros amigos,

transcrevo para aqui, para vosso conhecimento e informação, e para que não caiam na mesma esparrela em que eu caí, uma carta que enviei recentemente á DECO :

Caros Srs, solicito a vossa atenção para a seguinte situação :

- Há cerca de 2 anos, sem sistema de aquecimento em casa, e tendo recebido em casa uma carta da EDP promovendo os acumuladores de calor como a forma mais economica de aquecimento, desde que utilizando a tarifa bi-horária, resolvi proceder ao investimento nesses aparelhos. Tenho uma moradia com 5 divisões, e feitas as contas precisaria pelo menos de 6 aparelhos (um por cada quarto , e dois para a sala). Resolvi adquirir apenas 5, o que a cerca de 60 contos cada um deu ainda cerca de 300 contos de investimento.
Estava plenamente conhecedor das caracteristicas especificas desses aparelhos, que precisavam de estar ligados toda a noite, para depois difundirem o calor durante o dia.
Desde cedo percebi que o resultado estava longe do ideal :

Primeira desilusão : cada aparelho tem 1700 watts de potencia, e o quadro electrico não aguentava 3 aparelhos ligados simultaneamente. Contratei aumento de potencia, e passei a pagar bem mais por mês nesse item (14 euros). Ainda assim, com a luz acesa, e a TV tambem, ao ligar o 5º aparelho, voltou-me a acontecer o mesmo. Agora já não havia nada a fazer, disseram-me. Seria preciso alterar a fundo a instalação da casa para que a mesma aguentasse os aparelhos todos ligados. Ninguem explicou isso em lado nenhum, em devida altura. Não mexi em mais nada, passei a usar apenas 4 aparelhos em simultaneo, no máximo, e ficou com “meio aquecimento central”.

Segunda desilusão : as especificidades dos acumuladores, levam a que, caso queiramos ter a casa sofrivelmente quente á noite quando regressamos, temos que ter os aparelhos ligados até ao limite do horario de vazio (8 horas da manhã) para que o periodo de arrefecimento dos aparelhos, ao longo do dia, não seja demasiado longo, levando a que, quando realmente precisamos do calor, ele já não existe. Ainda assim, em algumas noites mais frias, era inutil. Tinha mesmo que ligar o pequeno termoventilador para aquecer o ambiente, já que a performance dos acumuladores era insipiente. Resumindo, para quem tem uma vida ‘normal’ de sair de manhã e entrar á noite, significa estar a pagar 10 a 12 horas de consumo em periodo de vazio para ter a casa quente durante a madrugada, em que estamos metidos na cama e pouco precisamos, e durante todo o dia, em que não estamos em casa. Entretanto os acumuladores vão arrefecendo e quando chegamos a casa ao fim do dia e precisamos do calor, já quase não o temos...

Terceira desilusão : as facturas subiram exponencialmente, de uma forma que eu estranhava, mas que fui aceitando como facto consumado. Afinal, segundo eles diziam, este era o metodo de aquecimento mais barato de todos. Passei a desligar mais um aparelho, mantendo apenas 3, os minimos indispensáveis, e ainda assim só os acumuladores gastariam á volta de 13 a 14 contos por mês,fora o resto do consumo, e a contratação de potencia. Não tinha aquecimento central, tinha apenas um ligeiro ‘amornamento’ na hora em que mais precisava da casa quente, e pagava!

Comecei a achar que algo não estava como devia. Comecei a achar um exagero que 3 aparelhos com potencia de menos de 2.000 w gastassem tanto, mesmo em regime bi-horario. Então recentemente comecei a preocupar-me activamente. Começei a procurar informação na Net, li sobre vários sistemas de aquecimento, e acabei por descobrir no site da EDP um novo programa de simulação de consumos (muito bem concebido, por sinal) que permite simular ao pormenor o consumo mensal da nossa casa, colocando e retirando aparelhos dos quartos, da sala, da cozinha, etc, e definindo parametros de utilização que dão de imediato os consumos mensais de cada aparelho.
Aproveitei e fiz uma comparação entre o consumo dos acumuladores e de um aquecedor tradicional (que julgo incluir os de oleo, os termoventiladores, ou os incandescentes) , e descobri para meu grande espanto, aquilo que eu já desconfiava :

OS ACUMULADORES, TENDO A MESMA POTENCIA NOMINAL QUE UM AQUECEDOR NORMAL (cerca da 2000 W) GASTAM CERCA DE 3 VEZES MAIS ELECTRICIDADE, em kw/h !

Significa isto que, se eu tivesse ligado um convector/termoventilador em cada divisão da casa onde tinha um acumulador, á noite e de manhã, num total de 4 horas por dia, sendo cerca de metade em horas de vazio, eu pagaria cerca de 1 terço do valor que pago (economizaria entre 7 a 8 contos por mês!). E teria calor imediato e suficiente,e não aquilo que tenho, ou neste caso, não tenho.

Entretanto, ontem recebi a vossa newsletter alertando para a existencia de um simulador de consumos para aquecimento no vosso site. Fui lá de imediato e constatei que a vossa opinião vai mais ou menos no mesmo sentido: a utilização de termoventiladores é bem mais economica do que os acumuladores ou outros esquemas de aquecimento central, na maior parte das situações.

Sinto-me portanto, ludibriado pelo EDP, que estimula a compra de um sistema dispendioso com o objectivo de promover a utilização em horas de vazio, sem nunca se ter preocupado em esclarecer os consumidores que :

- uma instalação electrica normal não comporta a utilização de mais de 3 aparelhos em simultaneo
- que existe uma despesa acrescida na contratação de potencia extra,
- que ainda assim, caso a casa seja grande, é impossivel aquecer a casa toda, sem fazer alterações estruturais na instalação electrica
- que o efectivo consumo dos aparelhos é elevadissimo quando comparado com outros aparelhos de aquecimento com a mesma potencia nominal, e que só eventualmente a “cenoura” do consumo em bi-horário pode justificar a sua utilização
- que estes aparelhos não são aconselháveis para promover o aquecimento de casas que estão desabitadas durante o dia, visto que representam um puro desperdicio de energia, sendo que á noite já estão muito longe do seu pico ideal de eficiencia.

Neste momento, tenho 300 contos de material em casa que não quero continuar a usar, porque me interessa reduzir as despesas com energia electrica , e não vejo como poderei ser compensado deste logro.

Gostaria de obter a vossa opinião acerca da melhor forma de dirigir uma reclamação formal á EDP por publicidade enganosa com prejuizo efectivo da minha parte, com o proposito de eventualmente ser indemnizado pelo menos pelo dinheiro gasto na compra dos aparelhos, (obviamente contra entrega dos mesmos á EDP) .

Caso assim entendam, autorizo a divulgação desta carta na vossa revista ou outro orgão que julguem conveniente.

Obviamente que eu poderia ter avançado já com outras medidas, nomeadamente enviando esta reclamação á EDP, mas resolvi começar apenas pela DECO, porque pretendo avaliar, com esta situação, o seu grau de empenhamento e eficiencia na defesa de um associado e consumidor lesado.

Sansão
29-08-2004, 11:51
Mas que Ganda CaliNada!!!!e a Deco pra Quê !!!???houve por parte da EDP imcumprimento dalguma norma contratual? algum aparelho está avariado?
Parece-me salvo o devido respeito ,que o Mister cali não avaliou, com informação isenta as virtualidades e adequação ao seu caso ,do negócio que contratou com a EDP.
Portanto meu caro ,neste mundo ,de neoliberalidades cada um é livre de por e despor da sua vida.

E a Edp tem de ganhar uns troquitos pra dar uns dividendos ao pessoal!!!!

Cali
29-08-2004, 12:31
O mister Sansão pode ter toda a razão do seu lado, mas cada um puxa a brasa á sua sardinha, ou por outras palavras, quem não chora não mama!
O que é um facto é que a EDP induz os clientes a comprar determinados aparelhos, porque isso lhes é interessante financeiramente. Aliás, até dá descontos para a aquisição dos mesmos. Mas depois, toda a informação que disponibiliza acerca da performance dos mesmos tende a não ser isenta, pois as comparações de gastos foram apenas feitas com sistemas de aquecimento central tradicionais, bem mais dispendiosos (mas tambem bem mais eficientes, decerto), e não foram isentos tambem ao não referirem as condições em que os ditos aparelhos são e não são eficientes.
O simulador que existe agora no site EDP, e que de caras demonstra o consumo 'abusivo' dos ditos aparelhos, não existia nessa altura, nem qualquer informação deste tipo foi facultada, mesmo quando por mim solicitada.
Se eu podia ter sido mais cauteloso ? Se calhar podia. Se sinto que fui induzido a comprar algo que me serve mal? Tambem sinto. E é contra isso que reclamo!

manel
29-08-2004, 12:35
caro Amigo, sinto muito que te tenham enganado. por acaso é o que fazem de melhor...

nao cai, mas sei aqui na regiao que muitos cairam.

Deco?

so se for ao nivel da informaçao, porque de resto nada costumam fazer. falo por mim.sou sócio, consumidor e consumido pela deco,ehehehe.

boa sorte amigo, que vais precisar.

se tiveres possibilidade pensa no aquecimento a caldeira a gasoleo.

é o que tenho na minha moradia (grande) para aquecimento e aguas da casa.

investimento inicial é mais caro, mas depois recuperas no decorrer dos anos.

abraço.

jleandro
29-08-2004, 19:55
Cali

lembro-me dessa campanha, a que não aderi, mas não me lembro dos termos em que era feita a proposta, mas mesmo assim parece-me um caso evidente de publicidade enganosa.

acho que um advogado com prática destes assuntos de consumo te pode dar uma ajuda.

em qualquer caso, até porque também não acredito na DECO, deves começar sempre por uma carta para a EDP reclamando do engano que eles te levaram a cometer, já que a prática se revela contrária às tua pretenções.

Sansão
29-08-2004, 23:23
Com empresas monopolistas tipo edp ,aguas municipais,e quejandas...apesar de dizerem que são empresas privadas e formalmente são!!!prestam dos piores Serviços Públicos!!!!
o melhor é despedi-los todos!!! à Pato!!!

Aguentem-se...é a vida!!!!

Massarico
30-08-2004, 19:56
Evidentemente, a culpa é do capitalismo selvagem em que vivemos. É deste absurdo em que qualquer gato sapato pode montar uma empresa para oferecer um serviço, que as pessoas podem escolher comprar ou não.

Há, no entanto, neste capitalismo selvagem, dois ou três resquícios de economia dirigida, cujos melhores exemplos são a água e a energia eléctrica. Nestes sectores, o Estado impõe aos consumidores a sua própria escolha do fornecedor, impedindo-os de ajuizarem por si mesmos as ventagens ou desvantagens da escolha entre diversos fornecedores. Evidentemente que o fornecedor, sabendo que tem o monopólio, marimba-se no cliente.

Pela boca morre o peixe.

Houdini
30-08-2004, 21:26
Voltando à Deco: boa informação nas revistas e péssimo acompanhamento nos problemas dos sócios. Em príncipio o que farão será enviar a habitual carta standard à EDP e a partir daí "lavar" as mãos.

Por exemplo tenho dois conhecidos, que são construtores, que me disseram que quando recebem cartas da Deco o seu destino é o... lixo... e nem se dão ao trabalho de ler as mesmas.

Cali
31-08-2004, 10:26
pois, foi tendo por base a vossa já manifesta opinião negativa sobre a DECO que resolvi, digamos, submetê-los a esta prova, com uma situação concreta.
Vamos ver se reagem, e como reagem. :)

profit
01-09-2004, 21:35
Velho amigo também tu esperas algo da DECO.

Só aparecem em situações que envolvem muita gente e quando sabem que os patos-alvo (desculpem), clientes-alvo, ouvem o nome deles.

Geralmente aparecem em bicos de pés quando se fala em comunicações, combustiveis, ou outros produtos ou serviços dirigidos as massas. Só assim conseguem atingir niveis de notoriedade para que os patos-alvo assinem o lucrativo negocio das revistas.

Quanto á EDP, nem sei que te diga. Mas parece que estou a ver o filme. Como muitas empresas portuguesas publicas e agora ditas privadas, quando alguem tem que vender produtos e tem amigos nessas empresas todos ganham umas comissões.

Enfim, mais do mesmo. Tu ficarás com o prejuizo.
Porque não tentas vender a uma empresa em segunda mão?
Existem muitas pequenas empresas que necessitam de aquecer os seus escritórios durante o dia...

Abraços e beijos para a Jo e Cris.

Cali
01-09-2004, 23:41
olhó gajo ! Ainda mexes, pá ? :D
Grato pela saudação, que retribuo para ti e a tua malta toda,ok?

Caso isto não dê em nada (é o mais certo...), posso tentar a tua sugestão.

Até agora, quase uma semana depois, continuam caladinhos. Nem acusaram a recepção da reclamação!

Cali
12-09-2004, 22:45
Já temos novidades !

No dia 7 deste mês, recebi o seguinte mail da DECO :

Exmº. Senhor:

Informamos que recebemos a comunicação de V. Exa. e que, de momento, procedemos às necessárias diligências na tentativa de resolução do seu problema. Para tal, já contactámos a EDP - DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA, S.A.

Em consequência, logo que obtivermos uma resposta por parte da entidade supra mencionada ser-lhe-á enviada uma resposta.

Contudo, não queremos deixar de informar V. Exa. que poderá contactar a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), através do www.erse.pt ou através da seguinte morada: Edifício Restelo, Rua D. Cristóvão da Gama, 1, 1400-113 Lisboa.

Com os melhores cumprimentos.

O Serviço de Informação DECO PRO TESTE

A ser verdade o que dizem, para já fizeram mais do que lhes era pedido. E sim, vou contactar a ERSE. Já agora, não custa nada.
:)

Houdini
15-09-2004, 10:31
Até agora nada de especial por parte da Deco, Cali. Envio da habitual carta standard e já te estão a encaminhar para outra entidade...

No entanto, vamos aguardar futuras investidas.

Cali
15-09-2004, 10:55
Mas o que é que achas que eles podiam fazer mais, pra já ?

Houdini
15-09-2004, 11:00
Para já: nada mais!!!!! :)

Fizeram o de sempre (e não mais do que lhes era pedido...), nada de surpreendente. A partir daqui é que vou seguir com alguma curiosidade os próximos passos.

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.