Sonhemos.
Vamos até onde o desejo nos leva e os nossos pés ainda não passaram.
Vamos até ao pico do mundo ou à profundeza da mãe Terra.
Mas vamos.
Vamos dizer onde gostaríamos de ir.
E assim partir até lá
Uma boa viagem
http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/par/TR3/BAB/0YLUSMZ/PAR50387.jpg
:)
Vamos, porque quando falamos ou escrevemos concretizamos uma parte do sonho. Só fica a faltar a outra parte ...
Há sítios onde nunca fui e sítios onde gostaria de voltar! Há sítios dos quais quase posso falar como se já lá tivesse estado e sítios por onde já passei e dos quais nunca falei e nem sei por onde começar!
http://quico97.no.sapo.pt/Granada-Miradouro%20de%20S.%20Nicolau.bmp
Miradouro S. Nicolau
Vamos então falar dos sonhos inteiros e não apenas das suas metades!
Eu voltei a Córdoba e não vi o que já tinha visto, mas queria repetir. E voltei a Granada onde fui ver o que me estava há anos prometido - o Alhambra e quase saí de lá sem o ver! Se tudo correr bem voltarei a Granada com mais tempo, logo que me seja possível, sem ter de voar pelas planícies espanholas como um milhafre à procura de presa ou por entre as montanhas a aproveitar as correntes como os Grifos!
http://quico97.no.sapo.pt/Granada-Portas%20Muralhas.bmp
Uma porta das Muralhas de Granada
Eu vou voltar a Granada! Tenho de procurar tempo fresco, sem neve, sem frio, sem calor e sem chuva. Quero sentir-me feliz e sem pressa, na Sierra Nevada!
http://quico97.no.sapo.pt/Rio%20Genil-Sierra%20Nevada2.bmp
Rio Genil, Sierra Nevada
Ventor
Acho que não era bem isso... A ideia é descrever (o melhor que pudermos e soubermos) uma viagem que gostaríamos de fazer mas que por qualquer razão tem sido impossível. Algo que está dentro do nosso imaginário.
Eu por exemplo tenho uma, e a ver se arranjo tempo para colocar aqui. Mas fica desde já reservada.
- Descer o rio Mekong.
É isso Blue!
É exactamente como eu disse!
Eu falei de sonhos concretizados! Já estive em Granada e fiquei a sonhar com aquilo. E etive quase a ficar a sonhar outra vez!
Quem não sabe não imagina o que é concretizar um sonho, tão simples como ver o Alhambra. Há quem tenha sonhos doirados, os meus são tão simples como pisar um cardo no mais displiciente dos montes onde as cotovias põem ovos!
Também tenho os meus rios Mekongs, sonhados e, será desses, claro, que vamos falar!
Apenas sonhos! Quem sabe, um dia a realidade não fará parte dese portfólio?
Adoro, tal como toda a gente, sonhar com eventualidades. Todas passíveis de concretização. Estou feliz por em Ronda pisar os mesmos caminhos de Ernest Heminguay. Eram um sonho!
Foi ali que ele ouviu os sinos tocar "For Whom the Bell Tolls"! Estive nos locais onde ele esteve e vi as muralhas que ele viu construir! Vi a ponte velha e os penhascos para o rio. Vi um sonho concretizado!
Senti-me como sempre. "Leve como uma pluma e rápido como um raio"!
Este é um sonho que quase perdi, mas neste verão está-se a concretizar uma parte de um sonho. Fluir enquanto viver!
Talvez consiga e aí, estarei a descer todos os meus Mekongs!
Um beijinho, levado numa luva do Quico!
jleandro 30-07-2003, 14:41 acho que cada um de nós tem uma viagem em "sonho"
quer seja o simples "meter-se à estrada" sem destino nem datas marcadas, muito no estilo do Kerouak.
a minha viagem de sonho é algo de muito aproximado disto.
sendo a base sem data nem destino, é atravessar os States da costa Leste à costa Oeste, fazendo o percurso para lá pela Route 66 e para cá de comboio, ou nos autocarros da "Greyhoude" - se é que ainda existe.
ver e "tocar" a imensidão do Texas e do Arizona é uma das partes importantes deste sonho.
é um sonho e disso não passará porque a idade de a fazer já se foi.
Então vamos a isso, meninos.
Claro, quem gosta de Kerouac tinha de fazer a Route 66 ... também já me andaram a "vender" esse sonho. Eheheh.
A linha Greyhound ainda existe e é realmente um icon daquele país.
Grande Jleandro!
Nunca há idade para concretizar sonhos desde que uma pesssoa se possa mexer e as condições de vida ajudem. Eu já fiz essa viagem virtual! Nos tempos que eu era rei! Já desci o rio S. Lourenço sempre a ver paisagens de sonho!
Talvez um dia, os sonhos se tornem realidade! É tão simples atravessar os Sates! É tão simples ver os Hamburgers saltar de mãos negras. É táo simples pedires para em vez de ketchup, ser outra coisa e ouvires a palavra "Nest"! "Ninguém te ligar"! É tão simples chegar a N. York e voltar! Mas torna-se mais complicado, muito mais complicado, atravessar aquele continente, e apreciar os seus parques lindos! É tão simples ver N. York ficar para trás e ir pelo menos até às Montanhas Alleghanys tão parecidas com a minha Açoreira!
Vamos falar de sonhos!!!
jleandro 30-07-2003, 14:55 Blue
compra o sonho e vai em boa companhia
e depois contas aqui, só pra mim, eheheh
como este é de díficil concretização às vezes meto-me à estrada aqui no nosso cantinho, mas como é tão pequeno faz-se a viagem num dia e no fim do dia, acabou-se o sonho
e na manhã seguinte toca a ir trabalhar....
jleandro 30-07-2003, 15:00 talvez ainda mais dificil que o sonho de vatravessar os States, é um sonho que me apoquenta desde os 21, quando estive em Angola
é poder visitar novamente Luanda, com o país em PAZ e poder gozar aquela baía inigualável de beleza.
mas os homens de PODER são o que são e os Angolanos que o detêm são dos piores exemplares da espécie.
Pois é, pois são. Infelizmente!
Esse é um sonho que perpassa pelo meu subconsciente constantemente! Eu quero ir para além da Baía de Luanda. Quero a Baía do Espirito Santo, na velha Lourenço Marques! Quero a baía de Nacala! Quero a baía de Porto Amélia! Quero a Baía de ... Quero a Ilha de Moçambique! Quero as Montanhas de Maniamba! Quero o Lago Niassa! Quero os Planaltos de Marrupa! Quero o Lago Chirua! Quero ... ! Sei lá, quero tudo, quero sonhar!
Um abraço e até amanhã! Pode ser que o sonho pegue!
É manhã bem cedo e parto de um qq. sítio da Índia. Sei que é duma cidade, mas nada me interessa porque vou ver o lago, vou ver o banco no lago, vou ver o mármore. Claro que vou de comboio, claro que a confusão é total, claro que mesmo em 1ª classe o cheiro é estranho, mas a cabeça mais próxima (aliás muito próxima para os nossos hábitos e espaços de privacidade europeus) sorri e abana naquele jeito tão estranho e belo que a simplicidade indiana tem, com aquela profundidade no olhar que parece ter já milénios de vidas revividas e depois com o sorriso de um recém-nascido.
Corro mundos que não conheço e que não têm qualquer ideia de mim. Ao fundo um rio, búfalos num rio, crianças num rio, vida num rio, um rio de vida.
Mas a viagem nem importa desta vez, porque eu apenas sinto a necessidade de chegar lá. Apenas retenho as mudanças tão radicais de luminosidades, qual festival wartholiano de cores e os sons em cacafonia e contraditoriamente harmónicos, como se me sentisse dentro do som em si e não ele entrando em mim.
Foi ao fim da tarde, dizem que é a hora perfeita - não sei, mas agora estou calado a olhar o que sempre existiu em mim, a admiração por ele, por quem disse um dia que a sua amada era tal que deveria existir algo tão belo quanto ela. Mas não há, há apenas a perfeição feita humana:
O Taj Mahal.
Não é branco, é mais que isso, é alvo. Não é belo, é além disso, é talvez perfeito.
E assim sento-me no banco ao longo do lago que é rio e olho apenas, porque explicar seria diminuir. Ele está ali. Eu também.
Não saio mais.
http://www.photoeye.com/_cache/1137f9317c8b2f9de7903971d919719a.jpg
Gostei do título, muito !
E do resto do texto também, mas o título já é mesmo cativante.
este texto será revisto por mim logo que consiga respirar, a ideia aqui é livre.
acho que o tamanha do meu será um tamanho aceitavel, poderá mesmo ser maior é claro, mas tenhma em mente que textos muito grandes podem levar à perda do leitor.
mais vale duas ou três viagens no mesmo caminho que uma odisseia.
mas isto digo eu,
Viagem ao centro do ‘eu’.
(só para os amigos...)
...”Porque eu só estou bem onde eu não estou, porque eu só quero ir onde eu não vou”... – “Estou além” de António Variações.
Nunca mais ninguém descreveu de modo tão singelo a angustia de ser apenas eu. Quando estou, quero ir, quando vou, penso em voltar. E vou ? Quantas vezes não...! O eterno insatisfeito, e contudo entregue, rendido á sua insatisfação...o maior dos defeitos.
Então...a maior e melhor de todas as viagens, só pode ser essa que nunca consegui fazer. E conseguirei ? Quem dera...
Não há deslocação fisica que me preencha e realize enquanto não concretizar a tão dificil viagem ao centro de mim, que urge, mas não surge.
O sucesso na árdua tarefa de ser feliz reside na consciência de um ‘eu’ cógnito, ou na completa inconsciência de mim. E eu no meio....
A minha viagem de sonho é aquela em que, partindo sem ir, regressasse exausto, mas pleno de mim, olhando o mundo com olhos de Todo-poderoso e clamando: “Eu sou mais Eu!”.
(agora chamem-me maluco...)
jleandro 31-07-2003, 00:07 não, meu caro amigo
não te chamo "maluco"
só te quero dizer que a procura da "perfeição" é como a procura do "Santo Graal" - nunca mais acaba, porque é uma tarefa impossível.
quanto ao resto, também gosto muito desse texto do Variações, exactamente porque duma forma simples nos dá conta da "eterna" angústia do ser vivo, e das suas eternas dúvidas sobre o que fazer, para onde ir...
o sucesso na árdua tarefa de ser feliz...quem sabe do que depende? cada caso é um "caso sério"
pode depender das mais pequenas e insignificantes coisas, como pode depender de razões de "fundo"
essa, parece-me ser, mais uma "tarefa individual e solitária" e que muitas vezes pode ser penosa.
que não seja para ti.
Pois é Gatsby. Amor de Pedra feito!
http://www.islamicity.com/Culture/Taj/tajs.JPG
Taj mahal
Esta beleza é realmente deslumbrante. Burilar esta esmeralda é um grande tributo aos vindouros! Os que o fizeram tiveram um sonho e deixaram esta amostra para que os vindouros fossem sonhando sempre! Arte pura!
http://www.he.net/~mine/inca/pix/pichu_back_side.jpg
Machu Pichu
Mas eu tenho outros amores de pedra. Aqui o buril não trabalhou tanto, mas não deixa por isso, de ser pedra trabalhada sem amor! São pedras distintas dos rendilhados do Alhambra ou do Taj Mahal, mas são um hino ao futuro! Um hino ao amor e á morte, junto dos céus, nos picos do Mundo!
Um dia, já lá vão 33 anos, estava a trabalhar numa grande Livraria e passou-me pelas mãos uma Enciclopédia em Fascículos. Chamava-se Million! nessa altura passou-me pelas mão um sonho: Chamava-se Angkor Vat!
http://angkorjourney.asievoyage.org/images/vat1918.jpg
Angkor Vat
Reparem nessas imagens e falem de sonhos! Eu vou partir para Lisboa, para a vida real, e prometo continuar a sonhar!
Tenham um muito bom dia!
e vai um Martini, VENT:) R?
Á TUA !
Oi cali!
Hoje nem para Martini dá! Cheguei, comi à pressa e vou arrancar de novo. Agora estou no café e no scotch, se quiseres serve-te!
http://www.frasa.pt/pt/frasa/maqcafe.jpg
http://www.masterofmalt.co.uk/shopping/largeproductimages/banff.JPG
eheheh... apanhas-te com o esqueleto em forma e não páras quieto.:D
Cheguei!!!!!!
Sinto-me novo! Por quanto tempo será? Neste mês só os negócios me correm mal. A minha mulher diz que está muito cansada e eu digo que podia agora começar o dia! Há dias, fizemos cerca de 1.200 Km e fiquei bom. Mais cerca de 1.400, fiquei 2 dias empanado e agora cerca de 2.000 Kms à maneira, e ainda não vi empane, apenas o pescoço não está a 100%!
Vamos ver até onde chego, pois estou a montar uma nova faze de desassossego (é com 4 "s"?)! Bom, não interessa, o Quico diz para deixar isso com o Mohandas!
Agora esta super Bock vale ouro! O meu amigo Odin, do Vallala (que é Quico?), diz que não há melhor! Este Quico! Continua a dizer para deixar para o Mohandas!
Cali, vai uma Spur? Ah! Deves estar a caminho de casa!
Ontem à noite, descobri um novo Cantinho! O Cantinho Alentejano em Queluz. Vieram-me buscar a casa e tudo. Não querem que o Ventor tenha muito trabalho, mas eu estou disposto a isso!
Jleandro, conheces o Cantinho Alentejano, em Queluz? É uma pequena maravilha! Não pude ir ao jantar de despedida da minha Ajudante de Campo, mas ontem foi noite de choro! A minha Ajudante de Campo estava a cair para o lado, de sono, mas mesmo com os olhos mirrados é linda, e montada no seu pedestal dos quarenta e tal, continua linda e simpática como sempre! A minha mulher estava admirada como os anos não pesam na simpatia e camaradagem das minhas gentes!
Um abraço a todos,
Mae Nam Khong - Mãe das águas
A viagem prometia ser longa, sem prazo. Era preciso reunir forças para acompanhar o Mekong, um dos maiores rios do mundo, que nasce no Tibete e atravessa seis países do sudeste asiático.
Por cada país que atravessa recebe um nome diferente ... Durante os anos de guerra permaneceu "isolado", mas mantendo-se sempre como o lar e o alimento para milhões de pessoas.
O Mekong é o coração e alma desta vasta região, e eu preciso de sentir essa mística; a mística do Mekong.
Atravesso o rio a partir de Chiang Rai, porta de entrada do Triângulo Dourado, outrora um imenso campo de papoilas e chego à aldeia de Huay Xay. No mercado as diferentes cores, sons e etnias misturam-se em harmonia. O sorriso nasce em cada rosto quando inclino a cabeça para saudar esta gente humilde. Compro um chapéu de "cultivador de arroz".
Inicio a decida no troço em que o rio é mais rápido e onde as paisagens são mais luxuriantes. O verde das margens montanhosas contrasta com o azul do céu e a cor barrenta do rio.
Em Pak Ou visito as caves dos 1000 Budas. Rodeiam-me e olham-me com serenidade. Peço-lhes protecção para a minha jornada.
Retomo o rio até Luang Prabang; nos mosteiros tibetanos os jovens estudantes vestidos de laranja parecem aprovar a minha decisão.
Durmo à beira-rio embalada pela sua corrente, ao acordar a vista tenta alcançar o infinito. Desço o rio que agora é fronteira física entre povos e culturas diferentes, as margens são o lar de diversas minorias étnicas que têm sobrevivido com o rio. A viagem é feita pausadamente, em pequenos barcos de madeira, com toldos desbotados pelo sol.
De dia o Mekong acompanha-me, à noite durmo em casas frágeis sobre estacas e imagino o rio a descansar ...
O conforto da civilização está tão distante ... noutra vida talvez. O tempo flui como o próprio rio, imparável, eterno, umas vezes mais lento, outras vezes mais rápido ...
Chego ao rebuliço de Phnom Penh no lendário Camdodja. Já só falta mais um país para que o Mekong se reencontre num mar maior ... Também eu estou preparada para o reencontro.
http://www.ai.sri.com/~luong/terragalleria/images/theravada/laos4614.jpeg
http://www.ai.sri.com/~luong/terragalleria/images/theravada/laos4653.jpeg
http://www.ai.sri.com/~luong/terragalleria/images/theravada/laos4626.jpeg
http://www.ai.sri.com/~luong/terragalleria/images/theravada/laos4601.jpeg
MrChance 31-07-2003, 22:52 Ventor, conheço bem o Cantinho Alentejano, junto aos Bombeiros de Queluz, pois vou lá amiúde. É um excelente restaurante. Nem sei como nem me lembrei já de o recomendar aqui.
jleandro 31-07-2003, 22:54 Ventor
não, não conheço o Cantinho Alentejano em Queluz
como sabes Queluz é pouco mais que o lugar onde venho dormir.
diz-me lá onde fica e um dia destes vou até lá.
jleandro 31-07-2003, 22:57 bem já fiquei a saber que fica junto dos Bombeiros
uma destas noites lá irei.
|