Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Mas afinal....

Helena
30-09-2003, 01:57
quando e que se e velho??? A pergunta vem devido ao post do Jl e da morte do Palmer.

Sim.....realmente quando e que se e velho?:confused:

Venham la as teorias....ok?;)

jleandro
30-09-2003, 09:03
se fui eu que provoquei a tua pergunta...

vai aí a min ha resposta

o ser velho tem a ver com a disponilidade física de cada um:

claro que todos dizemos que o que conta é a idade mental (ver assinatura do manel), e eu bem gostaria de poder susbscrever isso na totalidade.

mas não posso, sendo a idade um facto físico que se evidencia pela degradação do corpo, a condição de velho ou como lhe quizerem chamar chega quando o nosso corpo começa a ser impeditivo de se fazer o que se pretende.

isto tem muitas variantes e condicionantes, mas não falando de profissões extremas ou de desgaste rápido (desporto, mergulhadores, pilotos de aviões, etc) e portanto reportando-me só a pessoas com profissões menos exigentes, a velhice chega quando o corpo já não responde e condiciona a vida de cada um de nós.

por mais que a mente seja aberta ás novas realidades, disposta a aprender e se adapte a novos métodos e ferramentas, ela tem que contar com um adversário poderoso: a degradação do corpo físico.

gatsby
30-09-2003, 10:34
esta é facil: nunca.

velhos são os trapos, e essa é que é essa.

deixamos e de pertencer à juventude, é a diferença. Continuamos jovens mas não fazemos parte da juventude, esta trata-nos por senhores e senhoras e tios e outras coisas...

somos jovens mas a sociedade não nos considera parte da juventude.
é essa a diferença.

onde está?
de algum modo o jl fala nisso:
- quando os atletas são todos mais novos que nós, seja os de futebol em fim de carreira seja ou de formula 1 em fim de carreira, essa é a barreira 'mental', para mim pelo menos

Helena
01-10-2003, 15:49
concordo com o Gatsby!:)
Velhos sao os trapos...bem dito!

Helena

Va la Jl tens que virar o compasso um pouco;) ;) :D

Mohandas
01-10-2003, 17:20
Embora ache que a maior parte depende do estado de espírito, existe uma altura em que somos realmente velhos.

Quando é que isso é?

A resposta é que é mais difícil.

Concordo, em parte, com o Jleandro. Há aquelas coisas que já não conseguimos fazer e então "estamos velhos para isto ou para aquilo"... mesmo que o nosso espírito funcione perfeitamente há uma altura em que o corpo já não dá.

A questão da velhice tem atravessado as sociedades e os tempos e analisada e encarada de formas diferentes.

Se, em algumas culturas, ser velho dá estatuto, noutras, na nossa inclusivemente, ser velho é um fardo. Esquecemo-nos facilmente de todo um conjunto de ensinamentos que são transmitidos de pais para filhos, de avós para netos, e que se obtém apenas e só assim.

A velhice pode ser física ou espiritual. Por obrigação biológica o organismo gasta-se, deteriora-se, envelhece. Isto torna os corpos limitados, levando a que, muitas vezes, o espírito se degrade mais rapidamente a partir dessa altura. Por outro lado, quando alguma coisa nos atinge fortemente o espírito, acaba o organismo por se ressentir também...

Quantos de nós não conhecemos casos de pessoas vigorosas e ágeis que, a partir do momento em que deixaram de trabalhar, por reforma ou outra situação, envelheceram imensamente, de corpo e espírito. Ou a situação de uma perda na família que levou à degradação de corpo e espírito de uma pessoa sã e ágil???

Por outro lado, temos as pessoas com muita idade que conservam ainda muita da sua energia, senão física pelo menos mental. Veja-se o caso da avó que saltou, na semana passada, de pára-quedas, aos 80 anos.

Para os nossos padrões biológicos ela é velha, 80 anos é muita idade, mas ninguém me garante que ela não viva mais 20 ou 30. Tem energia e vontade disso. Mas continua a ser velha...

Acho que é necessário desmistificar o vocábulo, porque o que está a acontecer é que VELHO é quase insulto e isso é uma estupidez. Soa-nos a inútil, a empecilho, a estragado, a "não está cá a fazer nada".

VELHO, mas com dignidade, devia ser condição honorífica. Devia ainda existir um conselho de anciãos em todas as sociedades. Podia ser que conseguíssemos aprender mais alguma coisa e mais depressa...

Blue
01-10-2003, 17:55
Pois, isto depois do mega-concerto dos Rolling Stones dá que pensar ...
Eu acho que não conseguiria dar um concerto de 2 horas, a cantar e aos pulos. E no entanto tenho idade para ser filha deles ... :rolleyes:

jleandro
01-10-2003, 23:14
eu não gosto nada dessa expressão "velhos são os trapos"

há que saber aceitar a velhice e dignificá-la, e isso não se faz recusando-a.

estou de acordo com o conceito do "conselho de ansiãos", coisa que ainda se usa (ou usava) em muitas sociedades. ditas primitivas mas que ao contrário da nossa souberam manter digna a velhice.

eu gosto de ser "velho" por me sentir mais experiente que antes, e se essa experiência nos pode dar uma certa frieza na análise de situações (muitas vezes já as vivemos), noutras (nas fundamentais) há que saber manter a capacidade de revolta e indignação.

mas estas coisas são a parte "intelectual" da vida, e a vida não se resume ao intelecto.

ela é também e muito a parte "física" - e é aqui que eu acho que deve ser estabelecida a diferença entre novos e velhos.

porque se a velhice é um "fardo", o ser novo não é fardo menor, que vai sendo aliviado pela experiência e saber dos velhos.

Blue: por melhores músicos que eles ainda sejam (serão? - aquilo não está tudo mais que "pronto a usar?), acho que os Stones já deviam ter parado há muito tempo.

acho aquelas caveiras grotescas quando estão em cima dum palco a tocar rock'roll

previro ficar a ouvir a juventude e o vigor dos discos mais antigos.

Marques Dias
05-10-2003, 23:48
Gostei de ler todas as intervenções anteriores e está quase tudo dito, mas a piedosa mentira da juventude de espírito é aquele lugar comum de todos os dias. Nunca a sociedade assistiu a um tal prolongamento da vida ( ainda há pouco tempo ao consultar um registo paroquial, reparei que o padre escreveu a propósito de um óbito, ao lado em nota: 70 ANOS, tal a sua admiração, isto em1790 ) e nunca as sociedades antigas tiveram conselhos de anciãos formados por elementos com 90 e 100 anos, nas sociedades antigas ser velho era ter 40, 50 e 60 anos...hoje o drama é termos ultrapassado todos os limites físicos, mas ainda não termos ultrapassado os limites psíquicos e inventarmos a questão da juventude de espírito, é confrangedor ver velhos que não se sabem retirar a tempo, que não fizeram as coisas certas no tempo certo e querem desacertar contas com o tempo, o que vale é que a mente cai a pique e então repetem-se 600 vezes as mesmas conversas: no meu tempo é que era bom; esta juventude está perdida; antigamente é que era tudo honesto, antigamente,antigamente, antigamente...é preciso dar espaço aos novos, deixa-los cometer erros, deixa-los governar o Mundo...eu sou absolutamente contra os conselhos de anciãos, já nos basta o nosso Príncipe/Laico/Republicano e ultimamente médico :D

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.