Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Manjares de Deuses

Pages : [1] 2

gatsby
20-03-2003, 19:23
Eram 13h30m.
A vista sobre a serra verde era arrebatadora.
O vinho à temperatura perfeita fazia a sua espera mítica para a escolha que se queria ao nível do local.

O prato bem servido e com gosto tinha o principal prazer no início, o aroma ...

Todos nós tivemos momentos de lazer e prazer assim. Foram momentos que são eternos pela vontade de estar vivo, só porque estas coisas existem.

Este é o local para desfrutar desses momentos para que, um dia, outros ou nós de novo voltemos ao eterno outra vez.

Locais, comidas, bebidas, sítios da alegria de sermos vivos.

Que tal um convite? mesmo que virtual...

http://www.pousadas.pt/00bmps/05photos/053-r01.jpg

nova
22-03-2003, 16:58
Daqui a 2 meses aceito para dar um mergulho na piscina

gatsby
28-03-2003, 14:50
O restaurante Portucale na rua da Alegria, no Porto é já um monumento da cidade.

Entrando, é significativo um certo cheiro a mofo de algo que nunca foi renovado.

Mas logo passando à sala de jantar, antiquada, tudo se esquece ao olhar a explendida vista do Porto, do topo de um edificio que em tempos foi o mais alto do Porto.

Mas ali vai para se comer, porque os clientes o usam que se um templo fosse.
E é.

Que escolher?
Do bacalhau ao aclamado cabrito assado, tudo passa por uma mesa rica e variada.

Para os indefectiveis : Tripas à moda do Porto.

Vão até lá,
Não se vão arrepender.

E uma coisa boa, toda a gente sabe onde fica : é só perguntar pelo restaurante Portucale... é como se fosse a velha Sé.

jleandro
28-03-2003, 15:05
a fama há muito que me chegou aos ouvidos, e da útima vez que fui ao Porto, que não a que tu sabes e que foi só a Gaia, o meu maior erro foi não ter lá ido.

erro que vou rectificar na próxima.

jleandro
01-04-2003, 23:59
antes de mais alguns esclarecimentos: não vou manter qualquer periocidade, vai ser feito à medida do meu tempo e só quando me der prazer.

afinal o "comer" é um prazer, porque o de "obrigação" não existe para mim.

como cada vez mais, as pessoas têem menos tempo para o prazer da comida, só vou falar de comida à Portuguesa, prazer para se ter sentado e de preferência em boa companhia.

vou começar não com um roteiro de restaurantes ou "tascas", mas com um recordar daquilo que a MIM me dá prazer comer.

assim, vamos lá começar pelos pratos que são a autentica cozinha Portuguesa, tal como eu a vejo e naquilo que é a minha experiência.

não esperem nada de exaustivo, porque o conhecimento é limitado e eu próprio me limito porque não UMA BOA BOCA, sou até MÁ BOCA, porque não gosto de muita coisa, como aves; mariscos.

e qualquer contributo é BEM VINDO

os pratos que considero FUNDAMENTAIS na nossa gastronomia são:

BACALHAU NO FORNO - como se faz no Norte, especialmente no Minho (olá Caminha) acompanhado da broa de mistura e de bom verde tinto com a frescura natural. A tasca onde comi o melhor bacalau no forno da minha vida, já desapareceu há muitos anos, era dum Galego e era daquelas de mesas corridas e com toalha de plástico. Há uns anos voltei lá, e já não existia. Como alternativa fui comer ao Clube Naval (ou Nautico) e provei pela 1ª vez o:

RANCHO Á MINHOTA, que a partir dai passou a ser refeição também cá em casa, enquanto se arranjavam "rabos de boi" com alguma falicidade.

ALHEIRAS DE MIRANDELA e de CAÇA: - vivi em garoto ano e meio em Mirandela, e sempre me lembrei de ir comprar à salchicharia alheiras acabadas de fazer, cujo apaladar ainda conservo. Qualquer semelhança com aquilo que hoje há por aí´: É PURA COINCIDÊNCIA, e por isso hoje começam a aparecer as ALHEIRAS DE CAÇA, para tentar valorizar um produto desacreditado.

POSTA MIRANDESA: das várias que comi ( a confecção varia), lembro uma comida entre Torre de Moncorvo e Miranda do Douro, num restaurante regional de beira de estrada, na altura referenciado num roteiro do Expresso.

LEITÃO: este prato é uma "teimosia", porque embora a maioria goste de leitão, há adeptos dos restaurantes na zona, que gostando duma maneira de o fazer, não gostam da maneira dos outros restaurantes. Eu sou adepto do leitão da Meta, onde fui,desde Lisboa,muita vez, só para o comer acompanhado de espumante tinto bruto. Hoje com a dcescoberta dum assador particular na zona de Alenquer, deixei de lá ir, pois o deste homem não fica a dever nada ao outro, com a vantagem que isso representa.

SARDINHA ASSADA - é talvez o peixe que mais gosto, especialmente se não for eu a ter o trabalho, para isso nada melhor que o restaurante onde almoço (quase) todos os dias, e que na altura, tem sardinhas que são uma maravilha: acompanhada de pimentos assados (não aprecio tomate nem alface) e batatinha cozida - às tercas-feira, desde finais de Maio até finais de Agosto, não há escolha, para mim, claro.

SOPA DE PEDRA - pois é, para mim o prato mais típico da cozinha Portuguesa, ou onde com pouco dinheiro se faz uma coisa do outro mundo, porque os ingredientes mesmo sendo de muita qualidade, são baratos e fazem a melhor sopa que alguém pode comer. Conheci a SOPA DE PEDRA, quando em 1970 fui fazer a recruta em Santarèm e alguém me indicou ALMEIRIM como um lugar onde se comia bem e mais barato que em Santarèm, no TOUCINHO ou no MINHOTO (as sopas são diferentes) fui ao longo dos anos comendo a "sopinha", muitas vezes sem comer mais nada, pois 2 ou 3 pratos enchem qualquer um.

CALDEIRADA DE PEIXE - há várias maneiras de a fazer, para mim tem que levar uma sardinha/pessoa para lhe dar um paladar diferente, e a batata tem que ser de muito boa qualidade e cortada às fatias, mas não finas, 5 a 7 mm de espessura, para poderem absorver algum molho. Há anos faziam-se em Peniche
óptimas caldeiradas, hoje só num restaurante ainda se come uma que escapa ( A Nau dos Corvos - no Cabo Carvoeiro), mas a melhor que alguma vez comi foi na Costa Alentejana, perto da Praia da Amoreira (não me lembro do nome do lugar).

para não apanharem nenhuma indegestão logo à primeira, vou ficar por aqui, regressarei ao tema, quando...

Mohandas
02-04-2003, 00:29
... estou a sentir uma fomezinha...

Que estranho?! Por que será? :confused:

Mohandas
03-04-2003, 07:23
Vem para aqui deixar água na boca das pessoas e depois népias?

Humpf :mad:

jleandro
03-04-2003, 09:35
não prometi regularidade por 3 razões:

- não tenho agora comigo uns apontamentos que são importantes para dar andamento a esta coisa

-escrever é algo que nem sempre me apetece, preciso de dias "bons" para me incentivar e ter a cabeça "limpa".

-tempo disponível, que é coisa que não tenho muito.

mas como as minhas promessas são sempre para cumprir...

Mohandas
03-04-2003, 09:41
Fico à espera...

Cali
04-04-2003, 00:19
grande Leandro ! O importante é começar, pá ! Agora vais aprimorando a tua arte de falar de petiscos e nós vamos acentuando as contracções estomacais e os reflexos Pavlovianos, eheheh !

Mohandas
04-04-2003, 19:15
... baba no teclado pode dar curto-circuito... :D

manel
05-04-2003, 15:38
Caro Amigo JL,

pelos vistos já estás rotulado como o conhecedor dos manjares dos Deuses, não foi por acaso que escolhestes o Cantinho do Alto da Serra, quem diria que ali dentro daquelas quatro paredes se encontrava tão deslumbrante panelão de preciosidades?

Fazes-me lembrar Joaquim Carneiro Gomes, da Rádio Renascença que muito admiro, pelos conhecimentos gastronómicos que ele tem, e não só, e pelo bem falar daquilo que é "made in Portugal"...

Mohandas
05-04-2003, 16:10
... como se fosse difícil ter conhecimentos gastronómicos.

Basta gostar de comer e ter dinheiro para ir à procura, não é Leandro?

Até eu gostava de ter a profissão de crítico gastronómico... :D

Cali
05-04-2003, 20:27
era boa ideia, sim senhor !

Eu virava-me mais para o circuito nacional da aguardente velha !

Mohandas
05-04-2003, 20:35
... alguma coisa de aguardente?! :o

jleandro
06-04-2003, 22:50
para dar alguma continuidade, vou fazer um "atalho" e falar duma coisa que inicialmente pensei fazer só no fim.

FIASCOS, ou outras coisas DA CRÍTICA GASTRONÓNICA:

quem segue os artigos sobre restaurantes e "comer" em Portugal seguramente há muito tempo reconhece no José Quitério e nas suas crónicas do "Expresso" como o homem que mais sériamente e com mais bom gosto aborda estes assuntos, (ultimamente no DN, aos sábados no DNA aparece o João Gobern a falar de restaurantes, por enquanto só Lisboetas, e numa perspectiva mais aligeirada da questão).

Leio sempre com interesse as crónicas do José Quitério, por vários motivos sendo um deles o facto de durante uns anos termos vivido na mesma cidade, embora sendo ele mais velho o círculo de conhecimentos não se cruzar - TOMAR

várias vezes li crónicas dele sobre o restaurante "Chico Elias", nas Algarvias a 2/3 kms de Tomar, na estrada para Torres Novas.

tanto e tão bem li sobre o restaurante, que na primeira vez que estive em Tomar lá fui bater à porta - que não,... só com refeição marcada antecipadamente...

mais me abriu o apetite...

passados mais uns anos, surgiu a possibilidade de com marcação prévia lá voltar integrado num grupo, para testar se valia ou não a pena fazer lá um almoço importante duma empresa de Lisboa.

na altura a minha opinião foi que não, mas não foi seguida a minha opinião e desse almoço não tive mais noticias.

passados uns anos, um grupo de amigos que se reúne em Tomar duas vezes por ano, decidiu que um dos almoços fosse lá feito, mais uma vez votei vencido.

razões para achar que o "Chico Elias" tem uma fama que não tem fiustificação:
1 - só funciona por reserva prévia;
2 - o vinho da casa (na altura não havia alternativa, não sei como é agora) não presta, é mesmo uma VERGONHA.
3 - alguns dos pratos "chave " da casa são intragáveis, como o "bacalhau com carne"
4 - um prato famoso na região de Tomar e justamente é o Cabrito assado no forno, das 2 vezes que lá fui, o cabrito merecia uma alteração na designação, para cabrão, tal era a idade avançada do animal. aqui sou particularmente crítico, porque sendo grande apreciador de cabrito no forno, com batatinhas e grelos, acho que nos restaurantes já ninguém usa o bicho com a idade júnior que lhe dá o nome de cabrito, e não do pai do bicho. para poder ter a designação de cabrito, estamos a falar dum animal que em morto e limpo não pode ter mais que 7/8 kgs.
5- alguma "convencimento" que são bons e a consequente arrogância com que lidam com os clientes.
em resumo, o "Chico Elias" é um restaurante que eu não recomendo a ninguém.

então por que diabo o José Quitério insiste em que é um dos melhores restaurantes do país? - isto sempre me fez muita confusão

até que há uns anos e estando em Tomar a falar disto com uma antiga colega de escola, ela me disse: então tu não sabes quem é a DONA do restaurante? - e eu com cara de quem não percebia...

responde ela, a dona do restaurante foi empregada durante muitos anos em casa do Zé Quitério....

e aqui fica a explicação, que não passa por menos honestidade e sim por um hábito de comer as coisas feitas por aquela mulher.

mais estranho é que outros criticos(?) de gastronomia também o referem como um dos bons restaurantes de Portugal, será por não quererem enfrentar alguém da mesma "corporação"???

enfim, se tiverem que comer perto de Tomar, evitem o Chico Elias, e perguntem por exemplo como se vai para A Lúria, do Chico (Lagartão) num desvio da estrada para Castelo de Bode.

inté

PS: o leite creme é de muito boa qualidade, é a única coisa que me deixa boas recordações da casa.

Mohandas
07-04-2003, 00:16
... isto não devia estar nos Manjares? :confused:

jleandro
07-04-2003, 00:20
e onde está????

já começo a ficar baralhado............eheheh

Mohandas
07-04-2003, 00:23
... eheheh... :D

jleandro
08-04-2003, 23:06
vou continuar, de improviso, que é a única maneira de eu fazer alguma coisa.

CABRITO ASSADO NO FORNO DE LENHA: no post sobre o "Chico Elias" já deu para perceber que tendo vivido uns anos bons em Tomar, ganhei o gosto pelo prato mais famoso daquela zona, e que hoje infelizmente, raramente se pode comer em restaurantes, pois quase todos usam animais velhos de mais, quando não são congelados.

o animal tem que ser "inho" e não "ão" para a carne não ser seca e dura e ficar bem assada, para mim que sou muito exigente o bicho não pode ter depois de limpo mais de 8Kgs, acompanhado de umas batatinhas assadas ao mesmo tempo e de uns grelos - e claro um tinto à altura.

COMIDA ALENTEJANA: hoje bastante divulgada, até há uma dezena de anos só era possivel nos restaurantes das cidades e vilas Alentejanas, tem alguns pratos divinais, embora de uma maneira geral eu não aprecie a maneira "fácil" e "simples" que recusa, por exemplo, qualquer refogado e que usa muito as ervas de cheiro.

das muitas coisas boas que por lá comi, realço as MIGAS DE ESPARGOS SELVAGENS COM CARNE DE PORCO, e o CAÇÃO DE COENTRADA que se fazem nos restaurante Afonso, em Mora.

comer num bom restaurante alentejano (e bom não quer dizer caro), é das refeições que mais prazer me dá, pois a variedade de entradas e a qualidade dos paios, queijos, pratinhos com pimentos assados, grão com bacalhau, etc., é tal que muitas vezes essas entradas são a parte principal da refeição, como acontece na Tasquinha do Oliveira em Évora, embora aqui os preços sejam altos.

SOPA DE BELDROEGAS: TANTO NO "Chico" em S. Manços, como no "São Rosas" em Estremoz se come uma sopinha de beldroegas, que nem dá para falar - só provar e comer. o "Chico" também faz uma sopa de Cardos, que eu acho mal conseguida.

SOPA DE TOMATE E OVO: é a melhor coisa que se pode comer, depois de um dia de excessos, especialmente se feita por uma "velhota" habituada a fazê-la, como a Ti Zefa que no próximo domingo vai fazer uma para o nosso grupo nos Montes Altos (junto à Mina de S. Domingos).

na zona costeira do Alentejo, além dos peixes frescos grelhados (que eles teimam em estragar com um molho de azeite e alho e coentros), encontram-se algumas coisas diferentes, como a já famosa Feijoada de Búzios, por exemplo na Zambujeira do Mar (mas não vão ao mais famoso Sacas, porque cerca de 300 metros antes comem muito melhor).

NOTA: sendo os tintos alentejanos os meus preferidos, mesmo nos restaurantes locais começam a ter preços OFENSIVOS, o que muitas vezes é suficente para estragar uma refeição, tal o clima de especulação que há com a maioria dos vinhos Alentejanos.

sobre o Algarve, nem vale a pena falar, pois já nem as "cataplanas" sabem fazer.

AÇORES: nunca mais me vou esquecer duma "alcatra" que comi na Quinta do Martelo em Angra e de um polvo guisado com vinho tinto que comi algures em S. Miguel, e aqui, ainda no tempo em que cada um tratava do seu Cozido feitos nas Furnas (ainda não havia restaurantes na zona), era uma experiência pelo convívio e pelo dia que se passava junto á lagoa.

por hoje..........inté.

Mohandas
09-04-2003, 00:25
... conheces um "restaurante" (não sei se se pode chamar àquilo restaurante) em Peso, entre Monção e Melgaço (nem sequer sei se ainda existe), que é ("o", "do") Fernando?

gwynplaine
09-04-2003, 00:26
Que estou a ficar cada vez mais gordo.

Só coisas boas !

Oh JL, tu devias fazer um roteiro gastronómico. Ganhavas uma pasta que te fartavas ...

O JL é bom companheiro !

O JL é bom companheiro !

O JL é bom companheeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiro !

Que pra comer e beber até assalta um galinheiro ! ehhehehhhh

Mohandas
09-04-2003, 00:34
O Fernando?!

jleandro
09-04-2003, 09:02
Mohandas,
já não vou para esses lados há uns anos, porque esta coisa de tirar férias repartidas (parte no Inverno parte no Verão) deixa-me pouco tempo para andar por cá.

o ano passado fazia parte dos meus planos ir até aoi Minho, mas o plano não se cumpriu, (este ano também não posso lá ir) pelo que ando um bocado desactualizado com os restaurantes minhotos.

MrChance
09-04-2003, 22:51
Leandro é um prazer acompanhar contigo neste roteiro gastronómico, pela amizade, pelo bom gosto e pela vontade de descobrir.
Já estou salivando, e acabei de jantar.

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.