Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Vinhos - pedido de ajuda...

dudu
19-11-2003, 15:01
...ao Sherlock, JL, Iatros, e/ou outros conhecedores do famoso nectar dos deuses...

tenho lá por casa uma caixa de Dão Reserva - Sogrape 1996 que me foi oferecida à uns anos...

à dias, rodei uma uma das garrafas e verifiquei que a cor do dito cujo possivelmente já não seria tão a dar para o vermelhão, talvez mais para o acastanhado...

a questão é, e ocorreu-me entretanto :

por mais quanto tempo este vinho dá para guardar ??? se é que já não estará azedo (credo, cruzes, canhoto !!!) ??? será melhor começar a enborcá-lo ???

as condições de temperatura não são as ideais, a despensa de um apartamento não é propriamente uma adega fresquinha...

obrigado pelos vossos esclarecimentos

:rolleyes:

jleandro
19-11-2003, 18:50
o vinho passar para acastanhado faz parte do processo natural de envelhecimento do vinho.

por precaução deves abrir uma garrafa e ver cono está o vinho, embora seja uma Reserva, e a Sogrape não costuma brincar em serviço, mas as tais condições de armazém podem de facto estar a estragar o vinho.

o vinho deve ser guardado em locais escuros e húmidos, e que não sejam quentes.

um abraço

gatsby
19-11-2003, 18:57
corroboro o nosso escanção jl.
e, aliás, o acastanhado nesse vinho - o Dão - é um bom sinal.

mas eu também abriria uma...
eves ter em atenção ao abrir um vinho destes que o deves deixar respirar, chambrear (e logo aqui saberás se o menino está de feição) e se possivel (se houver depósito no fundo das garrafas) decantá-lo.

muitas vezes esses vinhos abrem-se às três pancadas e parecem meio estranhos, mas se tratados com geito acabam por estar celestiais.

Óscar
20-11-2003, 00:55
... o que é chambrear? :confused:

MrChance
20-11-2003, 22:38
Reitero a pergunta do Óscar, o que é chambrear?
Mas mesmo não sabendo o que é ofereço-me, desde já, para ajudar o Dudu a esclarecer de uma vez por todas se alguma das garrafas está menos própria. Podes contar comigo, rapaz!:D

Óscar
20-11-2003, 22:47
Ninguém nos responde...:rolleyes:

Iatros
21-11-2003, 01:40
Chambrear é um termo emprestado do francês que quer dizer dar-lhe tempo para ficar à temperatura ambiente, temperatura da sala ("chambre"). Claro que não é só a temperatura, é também o deixá-lo "respirar", ou seja libertar os odores mais intensos e poder manifestar todos os seus odores e sabores mais nobres. Na minha humilde opinião só vale a pena chambrear um vinho muito velho, não faz sentido chambrear um vinho com 2 ou 3 anos ao contrário do que se vê muitas vezes fazer.

Dudu, o acastanhado faz parte do processo de envelhecimento, mas se é tão evidente é possível que o vinho já esteja "passado". Não é o mesmo que azedo. O vinho azeda se esteve em contacto com o oxigénio do ar, dá-se a fermentação acética (vinagre). Se não esteve em contacto com o ar o vinho tem a sua evolução de envelhecimento e há uma altura óptima de ser bebido, a partir dessa altura passa de velho a caquético :D O tempo óptimo de envelhecimento depende do vinho e das condições de armazenamento .
Eu, pessoalmente ainda gosto de um vinho ligeiramente passado.

Faz como já foi dito, abre uma garrafa e avalia. Se estiver passado o meu conselho é que não o deites fora, na minha opinião o vinho passado é óptimo para temperar carne (carne assada por exemplo e faz também um excelente molho para bifes).

Blue
21-11-2003, 11:56
Então chambrear é a mesma coisa que decantar ?

Eu com o chá faço a mesma coisa, mas digo que ele tem de "abrir" :rolleyes:

jleandro
21-11-2003, 11:59
não é a mesma coisa,

decantar é passar o vinho da garrafa original para uma outra a que se chama "decanter" e é geralmente de gargalo mais largo,

e permite com essa operação, feita com cuidado, deixar na garrafa original as impurezas que se possam ter acumulado no fundo da garrafa.

Sherlock
21-11-2003, 15:54
Dudu,

Penso que estarás esclarecido relativamente às tuas dúvidas. Deixa-me só acrescentar que em termos teóricos este vinho já estará numa fase em que se deve beber. Provavelmente até já se encontra numa fase descendente da vida.

Blue,

É curioso referires o chá a propósito desta questão. O chá tal como o vinho é rico em compostos fenólicos que provocam a sensação de adstringência na boca. Quando bebemos um daqueles grandes vinhos com grande potencial de envelhecimento, enquanto novos, normalmente "secam a boca". Esta agressividade tende a desaparecer, nos vinhos, com o processo de envelhecimento. O chá é também rico em polifenóis e, se for bastante concentrado poderemos ter essa mesma sensação. Segundo sei o chá mais rico em polifenóis é o chá verde. Os polifenóis presentes no vinho (tinto sobretudo) e noutros alimentos, como o chá, têm efeitos benéficos na saúde. Daí as afirmações de alguns médicos relativas aos efeitos benéficos do consumo moderado de vinho tinto para a saúde. O que esses médicos omitem é que através da ingestão de outros alimentos menos nocivos a outros níveis podemos obter os mesmos benefícios.

Óscar
21-11-2003, 18:53
O que uma pessoa aprende neste fórum... qualquer dia saio daqui formado em escanção... :D

Obrigado amigos! Continuem a escrever que eu estou sempre disposto a aprender...

PS - Copiei alguns destes posts para uma pasta no meu PC, para mais tarde os poder reler... :)

Blue
21-11-2003, 22:22
Sherlock, gostei da análise sobre o chá ...
depois do vinho e da boa comidinha preciso muitas vezes de um cházinho. ;)

Agora trouxeram-me da Bolívia chá de coca (marca Windsor) :rolleyes:

"Mate de coca
Obtenido de la hoja de coca. La infusión de coca es un excelente digestivo y diuretico. Ideal contra el mal de altura porque mejora la oxigenación del organismo."

Tenho de o levar na próxima viagem de avião.

:D (isto sou eu depois de beber o cházinho ...)

dudu
21-11-2003, 23:58
pelos vossos esclarecimentos...

foram espetaculares...

parece-me que este fim de semana vamos ter cá por casa uma carninha assada, acompanhada de um Dão Reserva 1996, só não sei ainda se bebido, se a fazer o molho da carne...

e dependendo do estado da primeira, outros piteus virão...ou não !!!!

eheheh

:D

e desculpem só ter aparecido agora, mas vida, a quanto obrigas...

Ventor
22-11-2003, 00:14
Dudu, eu já aqui tinha metido o meu "parecer", logo a seguir ao Jleandro, mas sumiu. Se calhar, com a pressa, nem ficou cá. Estou na dúvida, mas que a escrevi, escrevi.

Repito o essencial. Abre mas é a garrafinha e mesmo que esteja bom, não esperes muito tempo pelas outras!

As coisas boas estragam-se depressa. Normalmente, o que não presta, é quase eterno!

Bebe a pinguinha e tem um muito bom apetite.

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.