Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

2003, o ano entre 2002 e 2004

Pages : 1 2 [3]

gatsby
17-12-2003, 20:26
ok, desisto.
vou embora.
até algures.
http://www.magnumphotos.com/LowRes/lon/TR3/FRS/QELGCB6/LON57049.jpg

Blue
19-12-2003, 11:56
Este fim de semana escrevo mais qq coisa. Hoje estou muito stressada ... :cool:

manel
21-12-2003, 09:16
só mais uma.

deve ter sido dos anos em que mais tivemos oportunidade de sentir, aprender e ver, os anos que fomos alegremente enganados...

vergonhas foram tantas, que já nem sei se o são. acabaram-se os limites...

abraços.

Blue
21-12-2003, 20:18
Este ano comemora-se o centésimo aniversário da aviação, no ano em que são suprimidos em definitivo os vôos do Concorde.

Desde Ícaro, com as suas asas artesanais, que o Homem sonha dominar o ar, conquistar o espaço, testar os limites da velocidade.

Em 1903 tal feito torna-se uma realidade e a partir daí os aviões tornam-se mais rápidos (anos 50), mais "inivisiveis" (anos 80), e nos dias de hoje, mais inteligentes.
A par do desenvolvimento dos aparelhos temos assistido à sua quase completa automação. Através dos mais sofisticados sistemas de navegação, actualmente, os computadores já conseguem pilotar um avião em quase todas as condições atmosféricas.
"Hoje os aviões estão construídos de forma a levar um piloto e um cão no cockpit. A tarefa do piloto é alimentar o cão, e a tarefa do cão é morder no piloto se ele tocar nalgum instrumento". (Arlen Rens, piloto de testes da Lockheed)

Algumas datas e pessoas fundamentais na história da aviação:

1903 - Os irmãos Wright, à segunda tentativa, conseguiram voar durante 59 segundos. "The flight wasn't much but it was the first controlled, sustained flight in a heavier-than-air craft, one of the great moments of the century."

http://www.wam.umd.edu/~stwright/WrBr/wrights/photos/1903-flight-wright-airplane.gif

1908 - Henri Farman completou o 1º vôo circular na Europa no seu bi-plano. A sua construção iria contribuir em muito para os numerosos aviões utilizados na 1ª guerra mundial.
1922 - Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a 1ª travessia do Atlântico Sul. Os pilotos sobreviveram a 2 acidentes que destruíram os seus aviões. Completaram o vôo num terceiro avião.
1927 - Charles Lindbergh fez a 1ª travessia do Atlântico, sem escala e sózinho.
1932 - Amelia Earhart seria a 1ª mulher a atravessar sózinha o Atlântico. Em 1935 fez o 1º vôo nonstop entre a Cidade do México e New Jersey.

http://www.ameliaearhart.com/images/gallery_5.jpg

1936 - Foi construído o caça mais utilizado na 2ª guerra mundial, o Supermarine Spitfire.
5.08.1945 - Um dos dias, senão mesmo, o dia mais triste da aviação. Neste dia o bombardeiro americano Boeing B-52 largou a 1ª bomba nuclear sobre Hiroshima, matando dezenas de milhares de pessoas.
1949 - James Gallagher e tripulação efectuaram o 1º vôo nonstop à volta do mundo. Durou 94 horas e um minuto e foram reabastecidos 4 vezes sem nunca aterrarem.
1955 - Foi construído o Cessna 172 Skyhawk, um dos aviões mais populares de sempre.
1957 - Foi construído o 1º Boeing 707.
1963 - Richard Dickerson, William Kurlak e tripulação fizeram o 1º vôo nonstop através da Antártica, a partir da África do Sul.
20.07.1969 - A nave espacial Apollo 11 (NASA) transporta os primeiros homens a aterrar na Lua: "That's one small step for man, one giant leap for mankind - Neil Armstrong".

http://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/lunar/a11liftoff.gif

1.10.1969 - Vôo experimental do primeiro avião comercial supersónico, o Concorde.
1976 - 1º vôo comercial do Concorde, através da British Airways de Londres ao Bahrain e da Air France de Paris ao Rio de Janeiro .
1981 - Construção do 1º avião "invisivel" ao radar inimigo, o Lockheed F-117.
1997 - Vôo inaugural do primeiro caça "invisivel" a voar à velocidade supersónica, o Lockheed F/A-22 Raptor. Sem dúvida que os americanos dominam a indústria aeroespacial.
Out. 2003 - Último vôo comercial do avião supersónico, o Concorde. Os custos tornaram-se demasiado elevados.
Os europeus trocam a velocidade pelo tamanho com a construção do avião superjumbo, Airbus 380, com capacidade de 555 lugares.
2005 - Data prevista para a inauguração do Airbus 380, um avião de vários andares.

Estas foram apenas algumas datas ... recomendo a leitura do artigo na National Geographic deste mês.

Is realy the sky the limit ???

:)

jleandro
24-12-2003, 09:33
pela leitura do "Público" de ontem fiquei a saber que o congresso dos Estados Unidos, declarou 2003 como o Ano dos Blues.

justíssima homenagem a todos os que se têem dedicado a esta música, que anda tantas vezes afastada dos palcos principais, e cujos músicos nunca atingem a fama e o proveito da maioria das "vedetas# da pop e do rock.

e no entanto foi aos blues que a grande maioria deles (dos Beatles aos Stones, só para falar nos mais importantes) foram beber muitas influências.

eu tenho alguns discos de blues, desde os do Delta, aos country blues, e aos de Chicago, mas mais que os discos, o que mais me marcou como amante dos blues foi um concerto do Muddy Waters, no 2º Festival de Jazz de Cascais (1970 ou 71) em que o "velhote" deu um concerto memorável.

primeiro entrou a banda composta de grandes músicos, dois números depois entra um tocador de harmónica que por si só era um espectáculo inteiro, e quando o pública quase não se lembrava que a Estrela era o Muddy Waters,...

ei-lo que entra e arranca logo com "Hoochie coochie man" e "get my mojo working"

e ficou com tudo na mão, a partir dali o público delirava fosse qual fosse a canção seguinte.

nunca mais me vou esquecer desse concerto, e desgraçadamente tenho em vinil, discos dele que nunca mais apararecerem por cá em cd.

mais tarde descobri muits outros bluesman, mas espectáculo só voltei a ver um do Albert King no Coliseu, ainda antes do 25 de Abril.

hoje felizmente aparecem novos homems e novas mulheres a tocar blues, mas nunca atingem a notoriedade que muitos roqueiros sem metade do valor atingem rapidamente e depois desaparecem.

aqui fica a minha homenagem (por lembrança do Público) a esta música que estando na essencia da maior parte da música popular é tão esquecida.

Ventor
10-01-2004, 17:19
Ainda, apesar de estarmos em 2004, vou falar do ano de 2003.

Há 10 anos, sensivelmente que, para mim, todos os anos começam e acabam mal e o ano de 2003, não foi excepção. Começou mal e acabou péssimo! Mas a minha mente porta-se bem e eu não esqueço os bons momentos, que tal como os maus estão aqui bem instalados.

Tenho aqui uma espiga de milho! Olho-a, aprecio-a e penso no que ela deixou para trás.

Já tem 19 ou duas dezenas de anos. Não sei exactamente. Mas sei que a trouxe do Algarve no dia que o meu amigo João Pedro foi baptizado! 19 ou 20 que interessa!

Estava a arrumar as minhas coisas e, de repente, dou com a minha célebre espiga que vejo, mais ou menos, cerca de duas três vezes por ano em todos estes anos.

Mas esta espiga tem uma história e mais uma vez, eu recapitulo a sua história sempre que deparo com ela. Só que no ano de 2003, na sua roda do tempo, a minha espiga de milho completou uma parte da história da sua existência e assume a história alargada no tempo do ciclo.
Algures, no tempo em que eu passei pelo Purgatório, pois eu já por lá andei, recebi um telefonema a convidar-me para ir ao baptizado de um meu amiguinho que tem por nome João Pedro. Foi-nos de todo impossível irmos ao baptizado, mas arranjamos maneira de, à tarde, passarmos pela casa do ti Manel Rosa. Para cumprir a minha palavra, tivemos de virar do avesso todo o Barrocal algarvio. A referência não era má, mas falhou e depois de entrar no Barrocal, numa tarde muito acalorada de fins de Verão princípios de Outono, e palmilhar Kms de estrada de terra batida onde o pó era a obra prima, lá demos com a casa do ti Manel! O poço, a laranjeira, o carreiro, enfim Mouricão, ali à mão de semear, ao virar da esquina mesmo para quem sai do Purgatório, mas a caminhada tornara-se difícil!

http://ventor.blogs.sapo.pt/arquivo/laranjas2.jpg

Laranjas do Barrocão algarvio

As apresentações, os copos, o leitão, as carícias ao pequenino João Pedro e a eira. A eira!!!! Ali, depois da festa, tudo trabalhava, e eu tinha chegado mesmo a tempo! A tempo de ver o malho rodopiar no ar e acertar nos produtos das ceifas. Ali na eira estavam estendidos, creio que os amendoins, trigo, etç, mas no meio dos produtos, não faltavam as espigas de milho. O meu milho! Virei-me para o ti Manel Rosa e disse-lhe:
“ti Manel, vou-lhe roubar uma espiga”!
A resposta foi:
“homem, leve as que quiser”!

Peguei numa espiga de milho e coloquei-a de lado. Ao cair da noite, preparávamo-nos para arrancar para Lisboa e veio a hora das despedidas de conhecidos e desconhecidos e no meio de tanta baralhação a espiga ali ficava caladinha, no seu cantinho solitário. O ti Manel Rosa, gritou:
“Então, Ventor, não leva a espiga”?

Fui buscá-la e ela tornou-se no nosso elo de ligação. Na distribuição das felicitações de fim de ano de 2003, via telemóvel, ao perguntar pelo ti Manel Rosa, recebi a notícia que tinha falecido. O seu fim deu-se em 2003, depois de ter, durante esses anos, plantado as suas 400 laranjeiras de que me falara e posteriormente muitas mais, de fazer o seu malho cortar os ares secos de fins de Verão na sua eira do Barrocal algarvio por mais cerca de 20 anos, enquanto a doença lho permitiu!
Posteriormente, encostou à box! Olhava a eira com menos espigas e o seu poço com menos água, mas os seus campos com mais laranjas! Olhava o ar espesso, seco e poeirento do seu Barrocão, e pensaria para que raio eu teria querido uma espiga de milho!
Há coisas que nunca perceberemos, mesmo quando nos possam pedir uma espiga de milho. Parece algo sem sentido, mas pode ser algo com muito valor. Ora, ora! Uma espiga de milho? Ainda se fosse um cesto de laranjas, dirão! As laranjas teriam sido comidas, e a espiga, ainda aqui anda. Cheia de pujança, e faz parte da história da minha existência. Ali, só, num armário, junto de pastas e livros, ela sempre que nos encontramos, diz-me olá!
Quando a olho, faz-me lembrar os espigueiros de Soajo e arredores, onde as espigas nunca duram mais do que um aninho do ciclo da Esfera! Faz-me lembrar os celeiros que os índios incas louvavam todos os anos aos seus deuses pela benção de os proteger da fome! Faz-me lembrar os últimos 20 anos da minha vida, do meu amigo João Pedro e da sua família! Faz-me lembrar que cada momento da nossa existência tem uma história!

http://ventor.blogs.sapo.pt/arquivo/esp-milho1.jpg

É esta a minha espiga velhinha! É este o meu celeiro com origem no Barrocão do Algarve. Esta espiga já foi uma flor e é como tal que eu a trato!

2004
10-01-2004, 17:48
Sim, sim. Interessante a iniciativa.
A ver vamos se tenho algo a dizer sobre 2003.

Para começar 2003 não foi... ou não deveria ter sido. Devíamos ter passado de 2002 directamente para 2004, digo eu, agora. Pode ser, também, que no final de mim próprio deseje nunca ter existido.
Mas se não tivesse sido, para tudo o que foi mau ter desacontecido, muita coisa boa também não se teria passado.
É uma pena que não possamos escolher o que deveria acontecer e o que não.
E ainda sou muito novo para ficar nostálgico. Mais tarde continuo.

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.