Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Vento leste ...

Ventor
22-01-2004, 18:33
... é um vento gelado! Ele vergasta-nos o corpo e a alma ao ritmo da rabanada. A rabanada do vento! Precisamos de enfrentar as rabanadas desse vento gelado.

Conheço um rapaz saudável. Tem brio no seu ego e procura agradar a todos. A vida era dura, mas ele procurou um bom porto. Arranjou emprego em contabilidade numa empresa e aí, a trabalhar de dia e a estudar à noite, tirou o seu curso de engenharia informática. Fez-se ao “mar”, como o voo de uma gaivota que se manteve algum tempo por terra, e arranjou novo emprego numa empresa onde os sonhos, mesmo que imaginários, se expandiam. Uma empresa americana, uma empresa com futuro, pensava-se, uma empresa que o atirava para Madrid, para Telavive, para N. York ... para ... o mundo!

Mas as coisas correram mal! De repente, a maioria deles são deitados porta fora como se de sacos de plástico cheios de lixo se tratasse. Fundo de Desemprego, uma ligeira indemnização e sonhos que se esvaíram!

Compra de casa, de carro novo, ... enfim, a vida melhorou de repente, mas mais de repente ainda, abriram-se debaixo dos seus pés, as portas do Inferno.

Este é um dos vários casos que eu conheço. Mas mais ainda, por aqui e por ali, neste nosso mundo virtual, eu ouço (lendo) muitos dos nossos jovens licenciados, com mestrado, etç, tentarem viver a vida sonhando, mas no meio dos seus sonhos, vão dizendo que estão desempregados! O desemprego dos jovens não deveria ser uma calamidade, mas é! Infelizmente é!

Por isso, eu tento ouvi-los, não para os compreender, mas para compreender melhor o que os espera. Isto são os nossos jovens licenciados, 40.000 diz o primeiro ministro, mais, dizem outros. Mas há mais jovens no desemprego e este já não é só a praga da nossa sociedade moderna, mas mais parece uma das portas do Inferno que nos aguarda a todos. Se um dia o pleno emprego voltar, os males até então causados já serão tão grandes que deixará a sociedade cheia de chagas. Tal como numa das velhas leprosarias de tempos idos.

Escolhi falar dos jovens, que já dói muito, mas se falarmos dos pais que viram desaparecer de repente o pão dos seus filhos, ainda dói mais! E dói mais ainda porque não nos parece esporádico o que se está a passar. Acho que o nosso país está enfermo de uma doença terrível! Uma doença que o mina há muitos anos. Se analisarmos profundamente os males que esventram a nossa sociedade, concluiremos que não se trata apenas da questão do desemprego, mas da miséria mental que tolheu as chamadas forças vivas que mantêm de pé uma Nação!

Entretanto, nós, fechados na nossa concha, continuaremos a caminhar nas ruas das nossas cidades a olhar pessoas com olhos de fome a bater nas portas da esperança, mas a esperança a tornar-se cada vez mais ténue e os anos a passar e tornarem-se tempo de traição!

Até quando?

http://salpicos.blogs.sapo.pt/arquivo/sant-cacem5.jpg

Haverá por aí um buraco por onde possa entrar a esperança dessa gente?

gatsby
22-01-2004, 18:52
que te dizer Ventor?
apenas que a tua razão é a deles e assim sendo a nossa.
apenas que o sol brilha mas o muro é alto.
apenas que amanhã TEM de ser melhor.

mas nao pode ser um amanhã longinquo, porque nesse longinquo já estamos todos mortos.

Helena
22-01-2004, 18:52
gostei de ler.....como sempre. Tambem tenho ouvido aqui falar-se dos males que afectam Portugal no presente momento.....a crise e grande como dizes mas tudo tera um fim......e claro que no caminho se encontrarao muitas pedras e obstaculos, muitas desilusoes, muitos sonhos desfeitos como o caso que contas...

Ha anos, nos late 80s/early 90s tivemos aqui tambem uma crise enorme.....foi como um balao que rebentou.......o stock market estava "crazy" .....todos tinham medo de perder o barco...a compra e venda de propriedades era uma loucura...os compradores ofereciam mais do que os vendedores pediam...ter dois carros era um "must"...enfim, vida a grande, especulacao tremenda.......e a queda tambem foi grande.....

Montes de gente para a rua com lay-offs, os bancos apoderaram-se das casas, pois ninguem podia pagar as hipotecas, os carros foram confiscados...e os sonhos tambem....e houve historias tristes, tristes.....durou uns anitos ate levantarmos a cabeca novamente e teve que se apertar o cinto....mas tudo passa.....nao se diz que depois da "tempestade vem a bonanca"????:) :)

Melhores tempos virao!

Ventor
24-01-2004, 11:07
Ainda sobre a crise.

Um dia destes estava na Piriquita, em Sintra, e um casal de pombinhos estava sentado na mesa do lado. Ele queria ir não sei onde e ela disse, com um olhar triste que não podia. Podes, podes!

Não vou! Ainda não compreendeste que estou desempregada? O mesmo tinha ouvido dias antes a um rapaz com uma grande tristeza. “Não quero, ir e pronto”!

“Mas os teus pais dão-te o dinheiro” - disse ele.

“Pois dão, mas eu não quero! Os meus pais dão-me tudo. Dão-me dinheiro, dão-me amor, mas não me dão a minha auto-estima, não me dão a minha capacidade de ser independente, não me dão a capacidade de ser eu própria. Sinto-me um lixo e tenho algo de muito mais importante a tratar do que perder o meu tempo com coisas fúteis”!

Não sei onde seria a ida, mas sei que essa rapariga tinha uma maneira muito própria de enfrentar a realidade.

“Também ouvi, um indivíduo virar-se para outro e dizer-lhe: “olha que o gajo já não quer a camisola do Deco. Está desempregado e desistiu. Queres que traga a tua”?

O rapaz, agarrado ao seu trabalho, tirava uns cafés.

“Claro que quero! Mas quero que tragas as duas na mesma. Eu pago a dele! Esse gajo está com azar. Arranja emprego e as casas vão à falência. Não me sentia um homem e um amigo se o deixasse sem a camisola do Deco, que ele tanto queria”!

Assim vou verificando, sem querer, como a infelicidade anda por aí de olhos fechados a atropelar tanta boa gente!

Claro que não é só agora que estou preocupado com o mal estar dos outros! A minha preocupação já vem de longe, porque eu ainda sou do tempo que tive sempre duas e três oportunidades para uma opção! Hoje vejo tudo tão descalibrado e não vejo qualquer oportunidades para quem tem apenas uma opção. Continuar a viver! Tanta oferta de sonhos, tanta mentira que tivemos, tanta mentira que temos!

http://ventor.blogs.sapo.pt/arquivo/flor116.jpg

Que haja esperança e flores para todos

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.