Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Manjares - Receitas

Karl Marx
15-04-2003, 19:07
Oh pessoal: depois de ter escrito, noutro fórum a minha receita de caldeirada de peixe e depois de ter lido o que por aqui se escreveu sobre os manjares em que somos riquíssimos, lembrei-me de abrir este post, onde ficariam arquivadas receitas interessantes (os pratos de que fala o Jota TÊM que vir para aqui em forma de receita!)
Abro então com a receita da caldeirada (já está escrita, dá menos trabalho)!

CALDEIRADA DE PEIXES À KARL

Peixes: Congro (safio) + 1 ou dois peixes "vermelhos" (carne branca) a escolher entre boca negra ou cântaro, que são parecidos, pargo, goraz...+ 1 ou 2 peixes sanguíneos (lírio, serra, bicuda, encharéu...)

"Intensificadores de sabor" eheheh... não, não é Knorr: lapas, bocadinhos de polvo, carangueijos fidalgos, ameijoas da Caldeira de Santo Cristo, São Jorge (quando as consigo apanhar, que é quase nunca!)...

Batatas cortadas às rodelas na medida certa para cozerem um pouco menos do que o peixe, tomate, pimentos, salsa (uso de vez em quando), cebola, alho, colorau (pimentão doce), açaflor (açafrão das Índias), 4 ou 5 bolinhas de pimenta da jamaica (nem sempre), louro (nem sempre), azeite, vinho verdelho.

Preparação do tacho (às camadas):

1 - Cebola às rodelas e alho
2 - Peixe
3 - Tomate e pimentos
4 - Batatas
5 - Colorau, açaflor, salsa (quando uso), regar com um fio de azeite.

Quando chegar à última camada, acrescenta-se o vinho, os "intensificadores de sabor" (também podem estar nas camadas) e a jamaica e/ou louro. Tapa-se e vai a lume médio.

Prontos! É só comer, com um bom verde, quando há, ou um branquinho puxado, ou um verdelho...
Bom apetite!

Mohandas
15-04-2003, 21:19
... receitas aqui, ou é só teu?

jleandro
15-04-2003, 23:20
ó Karl

estás a querer arranjar-me trabalho? - olha a minha idade....

sabes que o que faço é por sentido, é a mão que faz o que o "paladar" sugere.

tenho para aí umas quantas receitas guardadas, mas onde??? ohohoh, que sarilho me arranjas.... nem quero pensar, eu à procura de papeis ou livros, eheheh

PS: vou-te contar - há uns anos quando sairam as últimas "edições" de notas portuguesas, guardei uma quantidade delas dentro de livros (para ficarem sem vincos e como novas durante muitos anos), ficaram tão bem guardadas - que não sei em que livros as guardei, eheheh

Mohandas
16-04-2003, 01:49
... também tenho para aí algumas dentro de alguma enciclopédia ou dicionário, só que não sei onde...

Espera! Agora, de repente, acho que já sei, mas não vou agora à procura. Se lá estão, continuarão a estar...

Lembras-te da Lexicoteca do Círculo de Leitores? Devem estar lá. Vieram nos caixotes que estavam aí, no continente... Já tirei os livros mas ainda não tive oportunidade de ver um a um...

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.