Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Ah oui! C'est Paris

gatsby
18-02-2004, 17:24
Eu gosto de Paris.
Prontos.
Que se há-de ou hei-de fazer? Aquela cidade desenhada tão Napoleão III é belissima.
E abro um post para dizer que gosto de Paris, que j'aime Paris?
Não, mais que isso.
Espero fazer um roteiro muito pessoal desta cidade maravilhosa, do que acho que vale a pena e do que não gosto tanto... porque poucas coisas há em Paris de que não se goste.
Mas muitas delas infelizmente são o must dos 'touristes' e felizmente muito fica para os viajantes, os que se desejam perder em Paris...

les amoureux quandmême...

e agora me fico a pensar em tantos lugares nem consigo começar por um, lol.

gatsby
18-02-2004, 18:03
e claro que estão convocados para me levarem pelos vossos caminhos como eu desejo levar-vos pelos meus...

et porquois pas?
on partirons du Café de la Paix en regardant L'Opera...

gatsby
18-02-2004, 20:03
Então começamos por um café... no Café de la Paix na place de l'ópera.
Bem, tenho que confessar que este café é bem pour le touriste, mas fora de saison touristique podemos encontrar a fauna esquiva de Paris, os Parisiences.
Acho que escolho uma mesa do lado da Ópera, de modo a olhar para ela, tão imponente e nada bonita assim de perto.
Nunca esquecer de praticar o desporto favorito dos parisiences, olhar os que passam.
Muitas esplanadas não têm cadeiras à volta da mesa, mas sim apenas duas de frente para a rua e a mesa à frente, quial estádio de futebol ou cinema vivo.
E escolhendo bem a esplanada ou tendo sorte, vale bem a pena.

Mas prontos, comecei pelo café de la paix e está definido assim.
Café tomado, a primeira decisão.

E a primeira decisão que tomo, é que este passeio por Pairs será feito sem imagens, para se alguém um dia passar por um outro destes sítios aproveitar tudo e não ficar a 'ver de novo'. Outros poderão - e bem - colocar aqui imagens de Paris.

Mas voltamos ao problema, saímos do café, estamos na praça da Ópera e então que fazer?
Uma coisa a não fazer é visitar a Ópera, tempo perdido.

Bem, opto pela Rue de la Paix, entrndo na cova do lobo do luxo, vou pelo lado direito, o prazer das montras de joalharia levam-me direito à praça mais bela de Paris, logo ali. A Place Vendôme
Claro que perdemos a Rue de L'Ópera, mas havemos de ganhar a melhor vista mais tarde...
Na Place Vendôme tudo é para ver, porque a praça é linda e por norma muito sossegada. Pequena, um rectangulo oval, de desenho único, tem como atracção o Ritz de Lady Di e mais importante, a Cartier. Não perder as suas montras. Paris tem o prazer de nos apresentar museus por essas ruas fora.
Andamos tão pouco ainda...

nota: alguém está interessado neste passeio? Sim sim, vou falando em nós que assim somos grupo, senão faço-o sózinho, no problem...

e assim, olhando a coluna de bronze e os edificios belíssimos desta praça, espero por saber se vou ter com quem conversar...

gatsby
18-02-2004, 20:41
Bem, como para já estou só, no entanto vou contando uma ou outra coisa a mim do que estou a ver... esta coluna da Place tem interesse.
A coluna de 44 metros de altura, é de pedra e está forrada a bronze, bronze esse proveniente dos 1250 canhões capturados em Austerlitz. No topo teve Napoleão 'aparelhado' como César. A coluna é uma imitação típica das imperiais de Roma. Com as voltas da história esteve lá outra gente, mas acabou por ser Napoleão a vencer esta peleja e hoje está lá olhando o Louvre, mas 'aparelhado' como imperador.

E vou correndo a praça e encontro Cartier, Chanel, Chaumet e Van Cleef & Arpels. Parece que apenas gosto de moda, mas em Paris as lojas são um espectuculo em si, quase nunca ultrapassadas em outro local do mundo.

Hora de partir, e como entrei por um lado saírei pelo outro, directo à Rue de Saint Honoré.

gatsby
18-02-2004, 21:05
Chegado à Rua Saint Honoré, rua compridíssima que mais próxima da Etoíle toma o nome de Faubourg, vrio à esquerda, sigo em direcção à Comedie Française. vou olhando pelos dois quelhos que aparecem à minha esquerda, e fico tentado a espreritar melhor a Rue Saint Roche mas o tempo é pouco, de qualquer modo fica nos olhos a antiga Paris aqui apenas perpassada. Continuo directo à praça que encontro na minha frente, volto de novo à esquerda e agora sim, mais oui, tenho a Avenue de L'ópera e com a Ópera ao fundo, uma visão digna do melhor Paris. Dá mesmo vontade de subir um pouco a avenida olhando para o edificio central e os que fazem esta artéria líndissima.
É tempo de continuar mais um pouco, só mais um pouco, e entrar no Palais Royal.
E então convido-me a entrar nos seus jardins. Fico parado nas arcadas...

Blue
19-02-2004, 16:30
E eu fico à espera ... porque nem sabes o que eu vou aproveitar destas dicas ... e muito em breve. :)

Paris é um mito, ok, eu sei. Também Veneza o é, e eu não descansei enquanto não fui lá ver de perto.
Paris ficou para segundas núpcias, sonho adiado ... mais voilá, será concretizado num momento único.
Sonho, capricho, prenda especial ... enfim, para homenagear a vida que começou há mais de três dezenas atrás ... ;)

"Et Paris qui bat la mesure
Paris qui mesure notre émoi
Et Paris qui bat la mesure
Me murmure murmure tout bas"
...

gatsby
19-02-2004, 19:00
Ora estava eu na entrada, nas arcadas que me levam a um Paris que nem se imagina dentro do Paris concorrido cá de fora e encontro Blue.
Somos dois agora.
E prontos, Blue, repara que eu tenho um vício tremendo para guia, mas sempre dou o espaço e liberdade de ver ou não ver, just with a blink of an eye.
Bem, vamos então entrar.
E muitos dizem que isto começa mal, com um chão e esculturas modernas que nada teem a ver com aquele jardim e galerias. Richelieu, seu primeiro proprietário revolve-se na morte à face do que lhe fizeram ao seu jardim. Bem, mas também tantas coisa se passaram aqui desde a sua morte que ele não deve fazer mesmo outra coisa.
Será bom de dizer, que esta imensa construção é agora uma praça e o palácio dividido em battiments e assim foi habitada por muita gente 'da moda' como Collete ou Cocteau. Foi também local de deboche e prostituição e rezam as crónicas que foi nos seus cafés que começou a chama da revolução.
Bem, agora que falei demais passemos o jardim de pedra inicial, não sem tentar fazer uma foto daquelas 5 stars nas bolas sempre brilhantes, o céu se estiver de feição permite milagres.
Vamos com alguma paz vendo nas arcadas as lojas, algumas bem interessantes mas com o cuidado a ter que aqui os preços são para Japan Sight. De qualquer modo existe uma muito interesante dedicada a autografos... uma vista de olhos é obrigatória.
Altura de entrar no âmago do jardim, e sentir a fruição do bom gosto e da paz de espírito. Sentar num qq. caramanchão, sempre protegido e rodeado de flores e heras, olhando o perfeito rectangulo do Palais que nos separa do Mundo. Ele está lá fora à nossa espera, mas agora é tempo de o esquecer. Para quem tiver tempo, um livro seria o maior dos prazeres terrestres.
E assim, convido Blue a sentar-se ao sol, e olhar à volta ou melhor ainda: fechar os olhos e abrir as narinas aos cheiros e fragancias.
É, Paris tem ainda destas coisas,
Ravissantes,
Eu, fui passear um pouco mais pelas arcadas até um lojinha de brinquedos antigos, devem ser em grande parte falsos mas sempre 'minhones'..

E pode ser que apareça mais alguém.

Mystic
19-02-2004, 19:33
Também quero ir.

Espero-vos na Place des Voges. Quando passarem para a Bastilha, eu sigo convosco. Mas a pé.

Enquanto vos aguardo vou admirando a praça e a arquitectura dos edifícios.
Estou sentada num banco perto do repuxo.

gatsby
19-02-2004, 20:23
Um alô de Mystic indica-nos o caminho a seguir. É só o tempo de chamar Blue e partirmos a mais uma aventura. Como estamos de malas aviadas para o Marais, saímos pelo lado e vamos procurar a Rue Berger e assim passarmos a horas aconselhaveis pelos jardins de Les Halles . Atravessá-los para ver a estátua da Cabeça em Repouso e a igreja de St. Eustache é um must. Uma visita à igreja não é tempo perdido, mas também não é tempo muito achado. Les Halles foram até meados do século XX o mercado de abastecimento de Paris. Como cada presidente francês tem têndencia a ser um pouco Louis XIV, Pompidou arrasou com tudo, criou os jardins, o centro comercial (fugir dele) e o centro George Pompidou. As ruas à volta deste são muito alegres, de comida rápida mas simpática, no entanto a noite é muito desaconselhavel.
Sequimos assim para o Centro George Pompidou, obra interessante. Quando se chega à esplanada que fica na frente deste tem-se tendencia a apenas olhar para ele, no entanto um conselho: olhem para trás, para o casario que está face ao edificio, vale bem a pena virar as costas. Muitos artistas de rua aqui se concentram mas cuidado com as carteiras nas aglomerações de turistas. Subir para ver as vistas é o caminho de muitos mas acho alguma perda já que outros locais de Paris têm vistas muito mais 'splendides'. Que guarda este edificio? O Museu de Arte Contemporânea que ainda não conheço.
Tem este mastodonte (como muitos parisiences lhe chamam) no entanto uma fonte fantástica do seu lado direito (de quem o olha de frente), A fonte Stravinsky, escondida e um sítio para descansar e olhar arte moderna no seu esplendor. Existem aì umas esplanadas com um café sofrivel e um vista lindíssima, mas nas ruas que antes passamos encontramos uma loja Segafredo com um dos melhores cafés do planeta. E tempo para ir ao encontro de Mystic. Blue está sem fala, porque eu nem dou tempo, hehe.
E agora?
Vistamos o Marais até ao encontro de Mystic, ou vamos directos? Dúvida existencial.
Blue acha que Mystic espera por nós e devemos ir logo, logo, mas também penso eu que onde ela está, olhando talvez a janela de Victor Hugo, será tempo nunca desperdiçado.
Assim, atravessamos a rua du Renard e perdemo-nos dentro das pequenas ruas do Marais. Ruas lindas e sossegadas, um judeu aqui, uma sinagoga ali, e uma belissima arquitectura dos palácios, les Hôtels como aqui são chamados, sendo o da minha paixão o Hotel Carnavalet, e como se passeia nas ruas, é suave o caminho. Blue gosta, e eu fico feliz porque é uma zona pela qual eu tenho uma grande predilecção. E de repente aparece num fim de rua as árvores maravilhosas da praça rosa, A Place des Voges.

Mystic
19-02-2004, 20:41
Podem vir com calma, Gatsby, que eu espero o que for preciso. Estou aqui entretida com dois franceses da velha cepa a jogar às cartas. Um faz batota, mas estamos todos divertidos.

Nem fales no centro comercial dos Halles. Finge que não existe. Foi uma montanha que pariu aquele rato tão pindérico.

Blue
19-02-2004, 22:04
Estou a saborear cada passo ... só podia ser assim, não é ?
Paris oblige.

E ainda por cima cresce-me a água na boca ...
há um desgraçado que vai sofrer quando o arrastar por todos esses locais maravilhosos, tão cheio de história e charme.

Avancemos pois então, há muito ainda por descobrir.
Mais alguém para o passeio ? ;)

jleandro
19-02-2004, 22:57
já lá estive por duas vezes e não tendo sido uma cidade onde vivesse um "romance" (parece que o Gatsby o viveu e ainda bem para ele) e uma cidade bela, sem dúvida, mas muito frenética para meu gosto

como a grande maioria das grandes cidades europeias.

vão, divirtam-se e tentem "acordar" alguma paixão, porque Paris apaixonado deve ter outro encanto.

é como Coimbra: tem mais encanto na hora da despedida ;) :p

gatsby
20-02-2004, 19:29
Olhando aquelas belas árvores num quadrado perfeito de 140m de lado procuramos, meios distraidos com a beleza deste jardim, Mystic acompanhada de 'vieux mecs' olhando um jogo de boulles num dos corredores do parque.
Vou contando alguma pequena história desta praça que é a joia 'des parisiens' até porque, pelo seu sossego, não é muito frequentada por turistas.
Henrique IV pegou nestas terras pantanosas e começou o que hoje conhecemos por Place des Vosges. Foi Louis Xlll, que mandou construir esta praça que tanto mudou ao longo dos anos.
Além do Rei e Rainha (cada um vivendo em cada lado do parque), viveram aqui, Richelieu, Madame de Sevigné, Bossuet, Alphonse Daudet, e claro, Victor Hugo. onde hoje há hoje uma casa museu, que está lá muito bem, que melhor estamos nós cá fora ao remanso da sombra.
Sentamo-nos, Mystic junta-se a nós e eu fecho os olhos e... que sítio maravilhoso para uma soneca.

gatsby
20-02-2004, 19:31
e deixo agora um pouco do passeio a mystic, apenas meto as mãos nos bolsos, cigarro ao canto da boca... e espero seguir estas meninas até St.Louis...

Mystic
21-02-2004, 02:25
Gatsby adormeceu no banco, à sombrinha. E sorri a dormir. Uma outra época e uma outra Paris aparecem-lhe em sonhos.

Blue e eu deambulamos pela praça. Umas fotos aqui, uma boutique acolá, vamos apreciando o contraste negro-ardósia dos telhados com o vermelho-tijolo das fachadas das mansões (trinta e seis, dizem-nos). Admiramos a mais antiga praça parisiense, outrora o centro da vida mundana. Isto antes da Revolução.
Continua elegante, sóbria, très bon-chic, bon-genre.

Os vieux mecs largam as boulles e convidam amistosos se as demoiselles não gostariam de apreciar um bom pastis num café ali da arcada. Que não, merci, aguardamos que notre ami s’éveille para seguirmos viagem.

Ainda sorridente Gatsby levanta-se, olha em volta e localiza-nos. Com algum alívio, parece-me. Ter-se-á imaginado, por segundos, perdido?
Calmamente, acende um cigarro e deixa-se ficar para trás. Mas, logo decidido, ‘Allons-y’, e segue em direcção à rua St. Antoine.
‘Onde vais? E a Bastilha?’
‘Deixa’, responde Blue, ‘diz que primeiro é a Île’.

Ah, bon?! Mais uma boa ideia.
Seguimo-lo.

Fotos tiradas pela Blue.

http://www.atviews.com/images/placedesvosges-1-bb.jpg

http://gallery.antiflux.org/albums/albuq62/Place_des_Voges_49.gif

E um postal que encontrámos num alfarrabista.

http://www.parsons-paris.pair.com/Parsons/IMAGES/histpl2.gif

Logo mais volto a Portugal. Virei ter convosco lá para a semana. Se forem caminhando, não há problema. Eu sei como vos encontrar.

Houdini
21-02-2004, 10:03
Vocês só gostam de fazer inveja aos "pobres"... :)

Ventor
21-02-2004, 10:55
Mas estão feitos comigo porque já os alcancei!

Enquanto o gatsby dormia o seu sono estava eu a comprar um Conde Mont Christ do outro lado, para saborear ao chegar à la Ille de France.

Reconheci a Blue com outra ao meu lado, mas um pouco afastadas, a apreciar uma montra de revistas. A outra deve ser a Mystic que ainda não conheço, mas espero que logo que entre em contacto, ma apresentem.

Estou na dúvida se faça mais algum tempo de cavalheiro solitário ou se me apresente já. Mas como eles não me fazem em Paris, se calhar, até passo bem despercebido.

Sempre ficarei a conhecer melhor os gostos rocambolescos destes três!

À bientot.
Por agora, vous seguir estes três e logo que amaine um pouco acenderei o meu charuto!

Blue
26-02-2004, 22:54
Houdini, "pobres" são aqueles que não conseguem "viajar" sem tirar os pés da terra ... afinal aquilo que fazemos sempre que lemos um bom livro, ouvimos uma boa música ... ;)

Desafio-te ...
Vem daí, aproveitemos este dois guias maravilhosos que sentem as coisas como ninguém ...
Eu, por mim, estou ansiosa por chegar a uma das lindas pontes sobre o Sena :)

Ventor
27-02-2004, 14:41
E esta malta não se mexe. Está deslumbrada e limitam-se a olhar as coisas fúteis de todos os dias!
O gatsby só quer dormir, ainda não lhe chegou aquilo que os ingleses chamam "nap"! A Bleu e a Mystic, continuam a olhar as montras. Dão dez olhadas em cada passada e assim vou ficar com o resto da tarde estragada!
Vou perder imagens como esta em baixo.

http://www.johndevanney.com/pictures/pics_2002_10a/full/artneu_01.jpg

Art Nouveau

Mas não só. Deixo de ver as velhas moradas de todo aquele Maralhal de que o Gatsby fala e vou perder o Nº6, a morada do meu amigo Victor Hugo, hoje o seu museu. Mas parece-me que não posso perder o sítio onde o grande mestre murou desde 1832 a 1848 e onde escreveu uma parte dos seus Miseráveis ao mesmo tempo que recebia os seu velhos amigos escritores contemporâneos como Dumas, Balzac, Merimée, Lamartine e outros.

Também deixo de ver aquele belo jardim de lavandas, a fonte e a estátua do meu velho amigo Luis XIII, o homem de quem o grande D'Artangnam foi um valente servidor e chegou a marechal de France.

Mas enquanto eles caminham naquela passada lenta e reparam nas montras e as lojas onde eu antigamente comprava a Jour de France e a Paris Match e se vão divertindo, eu ainda vou, caminhando, em passada marcial, para beber um Segafredo dos tais e apreciar o que me for possível sem os deixar perder.

Devo apanhá-los todos contentes caminhando e apreciando a velha rua de St. Antoine!

Espero não os perder, mas para já, àquela passada, a minha coluna ressentir-se-á!
Voltarei.

Mystic
27-02-2004, 23:54
Blue, acho que estamos a ser seguidos. Nas arcadas … estás a ver acolá aquele pé&charuto a espreitar da coluna da esquerda? Sim, aí! É o mec a fingir de Maigret.

O Gatsby, esse desapareceu! Cá p'ra mim já está na Pont Marie à nossa espera.

http://www.chamotgallery.com/gallery/photo/img/PontMarie94Paris.jpg

E nós aqui a fazer horas. Bem podíamos ter visitado a exposição do centenário da inauguração da Maison Victor Hugo.
Sabes que há quem pense que apenas nos colamos nas boutiques e nada mais? Ils sont fous ces types là, non?!

http://www.tc.columbia.edu/taylor/seeanew/VicHugo/VHugo33.jpghttp://www.figaroscope.fr/photos/18488_08_300.jpg

D'ombre et de marbre, Hugo face à Rodin
Exposition Temporaire

Olha o sujet a fotografar aquela fachada Arte Nova!
Ó Blue … mas parece-me um dos cucos do vosso almoço! Não sei qual, não os conheço. Olha agora …
Viste?
Oh! Lá fugiu outra vez.

Mas ele volta, ah isso volta!

gatsby
04-03-2004, 18:33
é... perdi-me a olha o sena... mas tenho de me encontrar.
tenho

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.