Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

Que tal um novo jogo?

costarios
23-02-2004, 11:51
Amigos, gostaria de aproveitar um tópico postado pelo Mohandas há algumas semanas atrás, no qual ele fazia referência aos moldes do próximo jogo do BT, para esclarecermos as regras do próximo "combate" entre investidores.

Este jogo que acabou foi "super dimensionado" e acabou por gerar uma carga extra de trabalho que eu não estava a contar. Acabei por identificar alguns pontos negativos que gostaria de discutir aqui.

O texto que segue abaixo é uma cópia de um post feito ao tópico do Mohandas e alguns amigos (o Jl, o Houdini, acho que o Cali também, entre outros) já deram as suas opiniões. No entanto, agora que o primeiro jogo do ano já terminou, podemos dar a devida atenção ao próximo.

...

Estive a pensar melhor sobre esta questão do próximo jogo e acabei por chegar a algumas conclusões e também a algumas recomendações.

Sabem quais são as principais fontes de problemas no molde do jogo que está a decorrer neste momento?

O primeiro problema refere-se ao facto do preço válido para as valorizações ser o de abertura e não o de fecho. Isto me obriga a fazer alguns malabarismos em horário de trabalho para tentar actualizar e postar o placar do jogo em tempo útil. Sem contar que algumas vezes este trabalho torna-se impossível, como foi nesta sexta-feira.

Portanto, para o próximo jogo (e se o mesmo fôr feito nos moldes do actual), recomendo que o preço visado seja o de fecho.

O segundo problema refere-se ao facto dos jogadores não serem obrigados a investirem toda a carteira. Os problemas em torno deste detalhe surgem quando um jogador está todo investido e no dia seguinte resolve permanecer parcialmente líquido. A fórmula para o cálculo das valorizações diárias para este jogador muda, mas já aconteceu de simplesmente esquecer-me de mudar esta fórmula e, portanto, acabam por surgir disparidades nos resultados.

Portanto, para o próximo jogo (e se o mesmo fôr feito nos moldes do actual), recomendo que cada participante seja obrigado a estar 100% investido.

O terceiro problema refere-se à possibilidade dos jogadores efectuarem as suas respectivas ordens em "numerário". Com muita frequência esta práctica gera problemas de arredondamento nos cálculos (o próprio Excel faz isso!), o que pode provocar problemas realmente grandes a longo prazo, já que os arredondamentos acabam por acumular-se ao longo dos dias.

Portanto, para o próximo jogo (e se o mesmo fôr feito nos moldes do actual), recomendo que as ordens dadas pelos participantes sejam feitas em termos percentuais da carteira. Por exemplo, o jogador X tem uma carteira composta por 10% EDP, 20% PTC, 20% PTM, 50% PAD. Uma ordem típica deste jogador seria: vender 7% EDP (permaneceria com 3% EDP), vender 10% PTC (permaneceria com 10% PTC), comprar 17% SON.

Bom, aqui estão os 3 principais problemas que tornam o jogo actual difícil de ser gerido. Se todos concordarem, o próximo jogo pode ser feito no mesmo estilo que o actual e as ordens de compra e venda podem continuar a ser feitas diariamente, pois o trabalho e a probabilidade de surgirem falhas seriam bastante reduzidos.

jleandro
23-02-2004, 16:42
absolutamente de acordo com as tuas propostas de alteração.

Mohandas
23-02-2004, 18:38
Eu também. Nem mais... :D

Helena
24-02-2004, 14:18
aceito as sugestoes.....mesmo quase no ultimo lugar.....mas participarei;) ;) ;)

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.