Bolsa e Mercados Financeiros
Desde já agradecemos a sua visita. O que está a ver é a versão Arquivo do nosso site. Para poder ver o site em modo normal clique no logotipo.

8 de Março - Dia da Mulher

Óscar
08-03-2004, 13:52
Dados do INE
Portuguesas adiam maternidade e têm salários mais baixos

Ana Cristina Pereira

PÚBLICO

Em certos aspectos, a igualdade entre sexos permanece uma miragem em Portugal. Nos anos mais recentes, a população activa feminina cresceu, mas as mulheres ainda auferem de salários mais baixos, revela o último boletim informativo do Instituto Nacional de Estatística (INE). Muito por força das obrigações profissionais, a maternidade adia-se até perto dos 30 anos.

Longe parecem ir os tempos em que as portuguesas se realizavam pelo casamento e pela maternidade. "Portugal é, actualmente, um país de baixa natalidade e de baixa fecundidade", pode ler-se na breve análise de indicadores demográficos com que o INE se associa à celebração do Dia Internacional da Mulher, que hoje se comemora.

A tendência não é nova. A taxa de natalidade está em decrescendo desde os anos 60 - década marcada pelo invento da pílula contraceptiva. Em 2002, o índice sintético de fecundidade era inferior ao necessário para assegurar a substituição geracional (1,47 crianças por mulher), o que terá fortes implicações económicas e sociais.

Será por causa do aumento da frequência escolar e da entrada no mercado laboral que as mulheres tendem a adiar e a reduzir a maternidade. Em 2002, o nascimento do primeiro filho ocorria aos 27 anos. Atendendo às - cada vez mais frequentes - mulheres que só têm uma criança, a idade média subia para os 29 anos.

Em termos laborais, os dados do INE dão conta de uma evolução positiva. A distância entre sexos ainda existe, mas tem vindo a atenuar-se na última década: o diferencial na taxa de actividade (diferença entre a percentagem de homens e de mulheres que trabalham), que era de 15,3 pontos percentuais em 1993, ficava-se pelos 11,5 em 2003. Há cerca de 2,3 milhões de mulheres a exercer uma actividade económica (o que representa um crescimento de sete por cento face a 1998).

Apesar do caminho trilhado no sentido de uma sociedade mais igualitária, a taxa de desemprego permanece mais elevada entre as portuguesas - 183 mil mulheres para 162 mil homens. E os portugueses continuam a ter salários mais altos. No ano passado, o salário médio das mulheres empregadas era de 577 euros. Na mesma altura, os homens recebiam, em média, 687 euros.

A diferenças de género observam-se também no tipo de profissão. O ano passado, a maior parte das mulheres empregadas integrava a área de "pessoal dos serviços e vendedores"( 20,2 por cento). Os homens continuam mais apostados em ser "operários, artífices e trabalhadores similares" (29,1 por cento).

Envelhecimento da população

Há, todavia, indicadores demográficos favoráveis ao sexo feminino. Por enquanto, ainda há mais mulheres do que homens - 5,4 milhões a representar 51,7 por cento da população residente em Portugal. Mas a diferença tem vindo a diminuir, "devido ao aumento sucessivo de homens estrangeiros a residir em Portugal".

A população europeia está a envelhecer e Portugal não foge à regra. Em 1991, 15,7 por cento das mulheres tinham mais de 65 anos; em 2002, a percentagem era já de 18,8. Os homens mantinham-se abaixo (14,4 em 2002), simplesmente porque a taxa de mortalidade é mais elevada entre eles.

O INE prevê um agravamento do envelhecimento da população, com a esperança média de vida feminina (agora cifrada nos 80,6) a atingir os 85 anos em 2050.

Blue
08-03-2004, 16:57
O dia de hoje, o Dia Internacional da Mulher, simboliza a luta pela igualdade de direitos entre Homens e Mulheres.

E apesar de ser um dia que é comemorado desde 1903 (1º dia Nacional da Mulher nos Estaddos Unidos), é uma luta que permanece actual, e tantas vezes desigual.

Um século volvido e continuam a existir fortes preocupações por parte da Amnistia Internacional relativamente à violência doméstica, muitas vezes calada pelo medo e pela vergonha.

Nos últimos três anos, no mundo, uma em cada cinco mulheres foi vítima de violência doméstica.
Em Espanha no ano 2003 morreram 80 mulheres, no "aconchego do lar".
Nos E.Unidos, anualmente, mais de 700 mil mulheres são violentadas.
Na Índia 40% casadas são espancadas e estupradas.
Tal como foi reconhecido pela Conferência Mundial das Nações Unidas sobre as Mulheres, em Setembro de 1995, as mulheres são a maioria da população no limiar da sobrevivência.
Em África três quartos da população feminina é analfabeta. O seu salário é 40% inferior ao do homem.
Cerca de 2 milhões de mulheres são anualmente mutiladas genitalmente, para manter uma tradição ancestral.

Todavia, a esperança existe ...

É necessário acima de tudo alterar as mentalidades, educar as gerações vindouras. Transmitir às nossas filhas e filhos que todos temos os mesmos direitos e os mesmos deveres, as mesmas responsabilidades e as mesmas garantias.

Este é um desafio para todos, a vencer no dia-a-dia; nas nossas casas, nas nossas escolas, nos nossos empregos.

Blue
08-03-2004, 17:12
E hoje recebi uma boa noticía, a minha sogrinha tem alta do hospital amanhã.
Foi operada a um pulmão e como tem uma força de viver muito grande, teve uma recuperação muito rápida.

Pena que não seja igual para outras pessoas ... :(

Óscar
08-03-2004, 17:25
A minha mãe, também está muito melhor...:)

Mohandas
08-03-2004, 17:33
Ainda bem Óscar. Fiquei contente e fizeste o meu dia... :D

Blue
08-03-2004, 17:36
Não sabia que tinhas a tua mãe doente, Óscar.

Um VIVA especial para as mães de todo o mundo. :)

Helena
08-03-2004, 19:35
Ainda bem, Blue , ainda bem Oscar , que tudo continue a correr bem sao os meus sinceros votos!

:D :D

Quanto ao "viva" que me toca......obrigada!

Helena
08-03-2004, 19:48
que além de mulher seja gente
que antes de ser adulta, seja criança
que tendo vontade de chorar, chore e ria
que traga alegria e fé para meu desânimo
e lutando ao meu lado seja um leão
mas seja vibração e loucura me amando

precisa-se urgente
de um sorriso acolhedor
de olhos úmidos de emoção
de lábios amorosos e quentes
que nunca simulem afeição mas que sejam firmes
na defesa de suas vontades.
É imprescindível que saiba danças
e goste do mar
que seja feiticeira e ame o luar
que dance na chuva e cante mansinho
e coce minhas costas com muito carinho.
Precisa-se muito dessa mulher especial e única
porque será minha que será sempre bela
porque a verei com os olhos do espírito
que sempre livre para podermos voar juntos
que será sempre rica
pois dela serão os tesouros do meu amor.

(Autor desconhecido)

http://p.webshots.com/ProThumbs/41/11941_wallpaper280.jpg

Alojamento de Sites - Alojamento de sites em regime partilhado, VPS ou em servidor dedicado. Registo de domínios. Telemóveis - Toda a informação e características técnicas sobre telemóveis e PDA. Notícias actualizadas sobre o mundo das telecomunicações.