quais sao as vossa tradicoes para a Pascoa!
Gosto imenso quando me contam estas coisas, e o que comem, etc, etc faz-me sentir mais perto.........:) :) :)
http://www.easterbunnys.net/bunny6.gif
Aqui, para os miudos ha um costume engracado. Poem-se os ovos escondidos pela casa e eles tem que ir a procura do "tesouro"....isto para os mais pequenitos....e claro!:D :D
Mohandas
07-04-2004, 18:05
Tradições da Páscoa??? Hummm... Deixa cá ver... Estar a trabalhar?!:mad:
olha helena pouco te posso dizer dos dias de hoje, aqui na cidade.
quando era pequeno era dia de festa grande o compasso (fosse ao domingo ou à segunda como em várias regiões) e valia a pena ver o padre e acólitos com uma profunda bêbeda depois de tantos copos em tantas casas...
a minha pascoa este ano será de novo na galiza.
vou até santiago e vigo onde como bem e com a família (os meus pais tb.) tentamos isolar as saudades desses tempos.
ainda hoje no Douro é dia forte de festança. E por isso a minha mãe foge de lá...
há lá uma tradição muito interessante:
o compasso inicia no topo da aldeia, e qd. passa à segunda vem a primeira família também, ne terceira casa vem a primeira e segunda família e por aì adiante até que no fim do dia vem quase a aldeia em peso...
ora isso significa um monte de gente para alimentar nas caas 'maiores' da terra... e dar-lhes de beber...
hehe
e por isso a minha mãe pôe-se ao fresco... tás a ver ;)
Nunca tinha ouvido esta tradição do Gatsby. Eu também fugiria, para bem longe ... :D
Eu empaturro-me de chocolates ... e como o meu sobrinho recebe imensos ovos e enjoa depressa, eu aproveito-me da situação ... :rolleyes:
Gatsby.....tem que se dar razao a tua mae:D :D :D tambem nunca tinha ouvido falar de tal coisa........
Este ano resolvemos nao fazer nada ca em casa......vai tudo comer fora......a um restaurante portugues chamado "Banaboia":D :D
jleandro
08-04-2004, 00:41
Helena
as tradições, duma forma geral, estão-se a perder em Portugal
as novas gerações não querem saber delas, acham que só a modernice é "shick", se possível juntando o muito barulho das "boites", "discotecas" e um télélé na mão para mandar mensagens.
de tradições de Páscoa, o "compasso" de que o Gatsby fala é diferente noutras zonas do país, mas acaba no mesmo, já que se trata de uma "visita pascal" que o padre e acólitos fazem casa a casa.
não sei até que ponto ainda se pratique (nas cidades não acredito) por esse país fora.
devo acrescentar que em termos de tradições, algumas Camaras Municipais têem dado uma ajuda grande á reactivação de tradições locais quase perdidas, e isso é fundamental para que não se perca uma parte da cultura popular.
era bom que certas tradicoes se mantivessem....mas realmente os mais novos nao parecem estar muito interessados, tambem nao querem ter trabalho.....enfim, outra era........:rolleyes:
o compasso ainda se pratica em todo o norte, cidades incluido.
e ainda bem que é assim.
todas as paróquias saiem para a rua no domingo e segunda-feira de pascoa.
:)
Mohandas
08-04-2004, 16:10
Ainda bem que assim é?????? :rolleyes:
E cuidado com os "saiem"!