![]() |
|
|
#31 |
|
Registered User
|
E nada melhor, num local como este...
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e cetim… É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente… É seres alma e sangue e vida em mim E dizê-lo cantando a toda a gente! Para as minhas duas meninas, Dina e Inês
|
|
|
#32 |
|
Registered User
|
Apolo, frente ao Cabo da Roca.
![]() Apolo, todos os entardeceres se deita no leito de Neptuno, chorando as amarguras a que assistiu no seu caminhar. Atlante limpa-lhe as lágrimas e ele adormece lentamente no seu sorriso dourado. De manhã, aparece vindo do Leste, sempre sorridente e feliz porque no sono da noite teve sonhos felizes! Nos seus sonhos felizes, Apolo não esquece que o Ventor também gosta de ver felizes os seus amigos e, por isso, um dia destes, mais uma vez frente ao Cabo da Roca, voltados para mim, Apolo, Neptuno e Atlante unidos, levantaram a sua taça dourada e gritaram em uníssono: "aos poetas"!!!
|
|
|
#33 |
|
Registered User
|
Será que ainda se lembram disto? Como hoje é dia de S. Valentim aqui fica para aqueles que por aqui forem passando!
Ventor e seus amores 1. Num jardim adornado de verdura Esmaltado por lindas e belas flores Com a Deusa da caça insegura Entrou um dia a Deusa dos amores. 2. Diana colheu logo uma rosa pura Vénus um roxo lírio, o melhor; Que embebidas de grande ternura Foram levar ao seu amado Ventor. 3. Qual destas quereis tomar p’ra vós senhor? Pergunta Diana amargurada A minha rosa impregnada de amor Ou o lírio de vénus sem nada? 4. E a deusa do amor ciumenta Logo acorreu de lírio na mão Ventor, uma rosa degenerada, Ou um lírio p’ra adornar teu coração? 5. Vénus pergunta a Cupido que ali estava, Qual das duas flores quereria, E este com um fulgor que desanimava Disse que o Ventor é que sabia! 6. Por mais suave, pura e formosa, Aquela mão que para o Ventor se estendia Com belo lírio, mas olhar de desdenhosa Menos o Ventor a flor queria. 7. Senhor, todas formosas elas são, Diz Diana embrenhada de tristeza. Todas podem alegrar teu coração E, são dignas de estar à tua mesa. 8. Diana, chega-te cá companheira Diz Ventor, com voz cândida, tremolenta A tua rosa para mim é a mais bela. Floriu naquela encosta soalheira, Esta flor tão linda, tão singela Será para mim sempre a primeira. 9. Vês Cupido, diz Vénus entrestecida, Quantas vezes nós falamos de amor? Sempre percebes-te que a minha vida, Não tem significado, sem o Ventor? 10. Que vê ele no olhar lânguido de Diana? Que prende a ela, este estupôr? Que embebe o cérebro deste sacana? Que consegue desperdiçar tanto amor? 11. De mãos dadas, partem Diana e Ventor Para trás ficou Vénus, Cupido e o Pagode Enlaçados vão os dois cheios de amor Á procura do seu amigo Nemrod. Diana lança o seu arco e onde ele cair, será o terminus da sua caminhada. Algures num novo jardim, onde colherão belas flores e os dois juntos, esvoaçarão com as borboletas, fazendo pirraça a Vénus! ![]() Diana ![]() Jardim sem fim ventor e Diana
|
|
|
#34 |
|
Registered User
|
Ventor poeta?
Qual a admiração, afinal?
|
![]() |
| Thread Tools | |